Sábado de Aleluia

           
             
             

Também conhecido como Sábado Santo. É o dia que na liturgia se canta o Aleluia Pascoal, já que durante a quaresma o aleluia não é cantado nas celebrações. É o dia após a morte de Jesus, sendo assim, o terceiro dia do Tríduo Pascal. Os altares são desnudados, pois assim como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. Além desta, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da Confissão. 
São permitidas cerimônias fúnebres, mas sem a celebração de missa. Além da distribuição da Eucaristia só ser permitida sob a forma de viático, ou seja, o Sacramento da Comunhão é ministrado aos enfermos em sua residência, cujos enfermos, estejam impossibilitados de saírem de casa ou em caso de morte.
Neste dia, também acontece a tradicional malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes. Lembrando que, não há nada na Igreja durante o dia, porém continuamos meditando em Sua Morte. Já durante a noite, celebramos a Vigília Pascal, na qual Jesus está no sepulcro e nós esperançosos pela sua Ressurreição.



Comentários