São Bartolomeu


(Por Caroline Torres)

São Bartolomeu, apesar de não ser citado em muitas passagens da bíblia, era um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Nas narrações bíblicas Bartolomeu não é citado de maneira especial, a não ser em uma passagem do Evangelho de São João, mas também é encontrado em alguns trechos evangélicos como Natanael.
Natanael significa “Deus deu”, esse nome teve um sentido especial, se levarmos em consideração que ele nasceu em Caná, na Galiléia, em uma aldeia próxima a Nazaré, local onde aconteceu o primeiro milagre de Jesus, nas famosas Bodas de Caná.
São João evangelista disse então que o discípulo Filipe contou a Natanael (ou Bartolomeu) que tinha acabado de encontrar o Messias. E disse-lhe ainda que o salvador vinha de Nazaré.  Natanael então responde: "Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?" (Jo 1, 46). Quando ouvia falar de Deus, Bartolomeu ou Natanael não dava tanta importância, era cético e até irônico com as coisas de Deus, até que um dia foi convertido e então, ao se encontrar pela primeira vez com Jesus recebe d’Ele um elogio que não esperava. Assim disse Jesus: "Aqui está um verdadeiro Israelita, em quem não há fingimento" (Jo 1, 47). São Bartolomeu, surpreso, respondeu: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas sob a figueira". Bartolomeu sentiu o olhar de Jesus e se surpreende ao saber o conhecimento que o Mestre tinha sobre ele, foi aí que resolveu segui-lo, se tornou um grande companheiro de Jesus, em toda sua missão na terra, onde pode presenciar seus milagres, ouvir seus ensinamentos, o viu ressuscitar e assistiu sua ascensão ao céu.
Ele estava em Pentecostes quando o Espírito Santo veio sobre todos e todos se tornaram missionários corajosos da Boa Nova pelo mundo. Bartolomeu conheceu pessoalmente Nossa Senhora e com ela aprendeu mais sobre os ensinamentos de Jesus. Foi então anunciar a Boa Nova, se tornou um grande pregador da palavra de Deus, onde trouxe a Boa-Nova de Cristo a muitos e em vários lugares, como a Índia e também onde hoje existe a Europa Oriental. Seus ensinamentos foram importantes na vida de muitos que se converteram verdadeiramente a Jesus Cristo.
Assim como todos os santos, foi muito perseguido e até martirizado, sendo esfolado vivo, mas foi morto em 51, decapitado na cidade de Albanópolis, hoje Derbent, na região russa do Daguestão, às margens do mar Cáucaso, por ordem do governador local que não aceitou a pregação do cristianismo em suas terras.

Oração de São Bartolomeu

Brilhando entre os apóstolos, Bartolomeu atende pedidos e louvores!
Ao ver-te, o Nazareno te amou com grande afeto, sentindo num relance teu coração tão reto. E tanto a ti se une em íntima aliança, que a ti manda o martírio, a cruz que o céu alcança. Tu pregas o Evangelho, proclamas o homem novo: se o Mestre é tua vida, dás vida a todo o povo. Ao Cristo celebramos, por toda a nossa vida, pois leva-nos à Pátria, à Terra Prometida.
 Amém.


Comentários