São Lourenço, diácono e mártir

(Por Caroline Torres)

No dia 10 de agosto comemoramos o dia de um grande Santo da Igreja católica, que traz através de sua santidade um exemplo de coragem e fé. São Lourenço de Huesca ou São Lourenço, nasceu em 255, foi considerado primeiro dos sete diáconos guardiões do tesouro da Igreja Cristã e servia a Deus na igreja de Roma.
São Lourenço além de servo exemplar, por ajudar na igreja e também os pobres, era um grande amigo do Papa Sisto II. Desde essa época havia perseguições cristãs e no ano 257, o Imperador Romano Valeriano decretou a morte de todos os Bispos e Padres, sendo o Papa Sisto executado em seguida. Antes de sua execução, Lourenço esteve com o Papa e chorando perguntava-lhe: “ Onde vai sem seu diácono meu pai? ”  O papa em sua humildade respondeu: "Não pense que te abandono, meu filho, pois dentro de três dias me seguirá".
Lourenço, por ser um grande servo da Igreja e também responsável pela administração de seus bens, foi ameaçado de morte pelo Imperador, o qual pedia todos os bens da Igreja, toda sua riqueza. Sabiamente, Lourenço prometeu a entrega em 3 dias. Neste meio tempo, distribuiu os bens aos pobres e os principais documentos da igreja foram escondidos por ele. Ao encontrar o Imperador no prazo estipulado, para surpresa deste, Lourenço levou consigo alguns cristãos que sempre ajudava: cegos, pobres, doentes, coxos, viúvas, órfãos. O imperador ficou extremamente nervoso e mandou matá-lo bem lentamente, no fogo, onde seria assado vivo. Mesmo com tamanho sofrimento Lourenço ainda encontrou forças para dizer ao imperador: Vire-me, que já estou bem assado deste lado. ”
São Lourenço morreu em 258, e hoje é considerado um grande Santo de nossa igreja.
São Lourenço, rogai por nós!

Dai-nos, Senhor, a Graça de sermos sempre resolutos e corajosos para enfrentarmos os combates, em nome da Verdade e da fé. Concedei-nos, pela intercessão de Vosso Servo São Lourenço, a Graça que vos pedimos. Por Cristo Jesus, Amém.

Oração De São Lourenço

Comentários