Crianças no caminho da evangelização

(Por Amanda Batista)

“Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não há de se afastar” (Pr 22,6)

Boa tarde, irmãos! A paz de Cristo e o amor de Maria!
Ah, as crianças... Assim como a Palavra de Deus nos ensina, quando as crianças conhecem os caminhos corretos a seguirem, dificilmente quando chegarem a fase adulta, desviaram deste.
Muitas são as maneiras de ensinar as crianças e vários são os projetos espalhados pelo país e pelo mundo que as fornecem tal ensinamento. A catequese é um dos primeiros lugares onde a criança tem contato com a religião e a fé. Lá ela aprende sobre as doutrinas da Igreja Católica e aprende o que Deus nos fala e nos pede na Sagrada Escritura. Algo muito comum, mas que faz uma falta danada são as crianças que se tornam coroinhas. Elas recebem a responsabilidade de auxiliar os sacerdote e a comunidade durante uma missa, por exemplo. Ali também estão evangelizando com suas vidas e ações.
Quando as crianças participam da Sociedade São Vicente de Paulo, elas rezam, passeiam, criam amizades entre si, arrecadam alimentos aos mais necessitados, entre outras atividades. Neste conjuto estão aprendendo a evangelizar, estão ajudando os irmãos mais necessitados.
Existe uma obra chamada IAM (Infância e Adolescência Missionária) onde as crianças são levadas a evangelizar crianças. Esta obra existe em 130 países! Não existe pessoa melhor para falar com uma criança, do que outra criança. Elas se entendem. Essa Obra iniciou-se com as crianças sendo incentivadas a rezar uma Ave-Maria por dia e a doando um dinheiro por mês para ajudarem as crianças que encontravam-se em tristes situações.
As crianças são “serumaninhos” que tem facilidade em entender muitas coisas, inclusive as coisas de Deus. Quando instruídas e incentivadas, com certeza levaram esses ensinamentos para o resto de suas vidas. Ela pode ser um caminho de graça para sua família.
Estes foram apenas alguns exemplos de trabalhos de evangelização com crianças, existem muitos outros onde elas são as protagonistas da história, mas é interessante dizer que o primeiro contato que uma criança pode ter com a evangelização é dentro do próprio lar. É no seio da sua família que ela conhecerá o amor de Deus e é ali que despertará nela a vontade de que outros conheçam esse mesmo amor e, assim, ajudar estes a conhecê-lo.
Finalizo hoje convidando você a fazer uma pequena oração pelas crianças evangelizadoras de todo o mundo, para que sempre tenham essa força e alegria tipicamente infantil e que não desviem dos caminhos que Deus trilhou para elas:

“Senhor olhe por estes teus filhos pequeninos que a ti querem pentecer.
Olhe para seus corações de criança, para seus corações inocentes,
e dê à elas sabedoria pra entendê-Lo, amá-Lo e respeitá-Lo.
Que os caminhos trilhados por elas, meu Pai, sejam os que o Senhor desejou,
desde que estavam no ventre de suas mães.
Que elas amem a todos e espalhem, com palavras e atitudes,
os Seus ensinamentos, Seu amor.
Que elas sejam o Seu espelho e que quando olharem para elas, todos vejam a Ti.
Que elas tenham saúde, alegria e perseverança durante suas vidas.
E, quando chegarem a vida adulta, ainda sigam a Ti.”

Amém.

Comentários