Catequese do Papa 16 de novembro de 2016



“Suportar com paciência, a fraqueza do próximo”

Bom dia a todos.
Nesta semana o Papa, vem nos oferecer mais uma obra de misericórdia, dessa vez mais pessoal e próxima. O sumo Pontífice vem nos dizer sobre suportar o próximo em suas fraquezas e com este ter mais paciência.
Todos sabemos que não é fácil conviver em lugares onde tem aquele irmão que vive reclamando da vida, que ataca a todos de maneira rude. Por vezes essa pessoa é até mesmo você.
 Mas, nas palavras do Santo Padre, “o que devemos fazer? Por que entre as obras de misericórdia esta inserida está? Suportar pacientemente as fraquezas das pessoas?”
Suportar o próximo é compreender que ele talvez não enxergue o mal que faz as lamentações, ter paciência é uma misericórdia, pois assim como Moisés se fez mediador do povo frente as lamentações para com Deus, podemos ser um canal de graça com aquele que sempre mal diz.
Aconselhar e advertir não deve ser motivo de vaidade pois todos estamos sujeitos a cair, devemos sempre estar atentos e refletir se somos a pessoa que ajuda ou que acusa, ou se estamos sendo coerentes quanto ao que pedimos. Não sejamos hipócritas e que nem a indiferença nos faça sentir melhor que o outro. Lembre-se sempre de que Jesus disse: “Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão e não reparas na trave que está no teu olho?” (Lc 6, 41)
Que o Senhor abençoe sua vida, e que o Espírito Santo seja o conselheiro de nossa alma.

(C. L - Minions Católicos)

Comentários