A segunda vela do Advento: Jesus nos pobres e necessitados



“As mãos que ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam” (Santa Teresa de Calcutá)

Boa tarde, irmãos! A paz de Cristo! Hoje, dando prosseguimento ao tema da coroa do Advento, falaremos sobre o que representa a segunda vela. Essa vela simboliza a imagem de Jesus nos necessitados.
Essa época natalina nos reporta a um sentimento de solidariedade, onde arrecadamos brinquedos as crianças necessitadas, roupas para pessoas que precisam e alimentos para moradores de rua. Ok, belas e também corretas atitudes, entretanto, devemos nos limitar somente as épocas?
Jesus nasceu em uma manjedoura em Belém, na simplicidade. Deus poderia muito bem aparecer aqui no meio de nós dizendo ser Deus, mandando e desmandando em todo mundo, mas não, Ele quis fazer-se simples e humilde, não desejou riquezas, mesmo sendo o mais poderoso. Durante sua vida, Jesus andou com pessoas que não tinham grandes condições, pessoas pobres. Vejam, Ele é Deus e mesmo assim Ele sempre olhou aos mais necessitados com olhares de compaixão.
Olhemos mais com misericórdia e menos julgamento aos nossos irmãos. Ajudemos mais sem querer saber o que houve em suas vidas para que estejam passando por tais situações, que possamos ver apenas as suas necessidades e tentemos saná-las.
O tempo do Advento é um tempo que acaba nos remetendo reflexões. Então lhe proponho irmão e irmã a refletir como foi esse seu ano que está acabando em relação aos nossos irmãos mais necessitados. Vocês foram Jesus na vida deles? Vocês olharam a eles com olhar de Misericórdia?
Depois de refletir, proponho também que coloquemos como meta nesse próximo ano, que tenhamos mais atitudes de bondade e misericórdia para com as pessoas. Que possamos dar um simples “bom dia” a um desconhecido na rua ou escutar as histórias de infância de um idoso.
Jesus veio até nós e nos mostrou como deveríamos ser, que possamos ser as pessoas que Deus quer e deseja para com os nossos irmãos.
Para finalizar, deixo pra vocês uma das famosas frases de Santa Teresa de Calcutá: “O bem que você faz hoje, pode ser esquecido amanhã. Faça-o mesmo assim. Veja que, ao final das contas, é tudo entre você e Deus! Nunca foi entre você e os outros.”

Um ótimo final de semana a todos!

(A. B - Minions Católicos)

Comentários