Catequese do Papa: A importância do presépio no Natal


“Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão” (Lc 2, 7)

Amados, bom dia! Vamos nos aproximando da data mais aguardada por nós Cristãos e uma das mais importantes. O Papa Francisco, durante este mês vem fazendo uma série de reflexões sobre a Esperança Cristã pela Advento.
Nesta semana, a reflexão foi sobre a importância dos presépios. Sobre o significado dele que vai além de uma decoração. A tradição que começou por São Francisco de Assis que tem um significado simples de esperança. Lembrando do local de nascimento de Jesus.
A Sagrada Família representada pelas figuras do presépio, nos mostra a realidade do Natal. Jesus, na manjedoura representa o filho de Deus que se fez homem em nosso meio e com sua simplicidade nos mostra que é o próprio fruto do Espírito Santo. Maria, como Francisco diz ao olhar para Ela, “olhamos a própria esperança”. Esperança da mulher que deu seu sim verdadeiro e que prevaleceu nos desígnios de Deus mesmo quando tudo estava indo contra.
Sem esquecer de São José, que “ao lado de Maria ele acreditou na palavra do anjo e, olhando Jesus na manjedoura, medita que aquele Menino vem do Espírito Santo”. Então vemos que a simplicidade do presépio vem muito além do que imaginamos, mas também uma personificação da Sagrada Família em nosso lar.
Que esta semana, a semana do Natal, seja um tempo de reflexão para você, que leve a sua família o verdadeiro significado do Natal a aqueles que não o compreendem e que seja um tempo de luz e união.
Desejamos a você um feliz Natal, que o menino Jesus nasça no seu coração e na sua família.

Que Deus te abençoe! 

(C. L - Minions Católicos)

Comentários