Evangelho - Lc 2, 22-35



Bom dia, a paz de Jesus e o amor de Maria! Que Jesus esteja sempre presente na vida de cada um de nós.
Na primeira leitura São João nos ensina que não basta só conhecer a Deus, devemos guardar e colocar em prática todos os seus mandamentos, como podemos afirmar que conhecemos a Deus se nossas ações não condizem com o que estamos afirmando? Se conhecemos a Deus devemos seguir os exemplos Dele, devemos fazer tudo que Ele nos diz nos seus mandamentos. Nós falamos e escrevemos os mandamentos de Deus todos os dias, mas na hora de colocar em prática, as pessoas dificultam. De nada adianta falarmos que amamos a Deus, se odiamos nossos irmãos. Devemos ser aquilo que pregamos. Deus conhece o coração de cada um de nós, Ele sabe quando estamos mentindo e falando a verdade. Devemos amar nossos irmãos independente de algo que Eles já fizeram contra nós. Em Mateus 5,39 Jesus diz: “Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”.
No evangelho de hoje, Maria e José levam Jesus à Jerusalém para apresentá - lo ao Senhor. Conforme está escrito na lei do Senhor: “todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor”. No templo havia um idoso chamado Simeão, e ele movido pelo Espírito Santo pegou Jesus nos braços e disse “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. Depois Simeão afirmou : “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição”.
Quando Simeão afirma que Jesus é sinal de contradição é porque através Dele, vem a salvação daqueles que sempre foram fiéis e seguiram seus ensinamentos, através de Jesus  também  vem a condenação daqueles que negaram seus ensinamentos e não se converteram. Jesus veio ao mundo para nos ensinar o que é amor e para remissão de nossos pecados, no dia da sua vinda, Ele vem para salvar aqueles que sempre foram fiéis a Ele. Para juntos viver uma vida eterna no Paraíso, onde não vai haver nem ódio nem dor.
Jesus nos é apresentado todos os dias, através da Eucaristia, do terço, das missas e de nossas orações, através daquele irmão necessitado e através dos enfermos. Devemos estar atentos aos sinais da sua presença em nosso meio. Através da presença de Jesus em nosso meio, nos tornamos pessoas melhores, menos egoístas, passamos a nos preocupar com os necessitados. Devemos ser testemunho da sua palavra e levar os seus ensinamentos para todos os povos que ainda não tiveram a graça de experimentar o seu amor e a sua presença.
Que o Espírito Santo sempre nos use para fazermos a vontade de Jesus em nossas vidas e na vida das pessoas que precisam que nós tenhamos a fé de Simeão que sempre esperou a chegada do filho de Deus, que sejamos luz para o mundo, que estejamos prontos para exercer  a missão que Jesus nos confiou.

Agora meu Senhor
Já posso descansar
Já posso descansar
Eu vi o Teu amor
Na aurora despontar
Na aurora despontar
Cumpriu-se a esperança
Que meu povo alimentou
Meus olhos contemplaram
Tua luz que enfim brilhou
E os povos sentirão

Que a história já mudou
Meu povo alimentava
Um sonho feito de oração:
Que um dia nos darias
Teu ungido e nosso irmão
Presente já se faz Tua libertação

(Cântico De Simeão - Padre Zezinho)

(A. C - Minions Católicos)


Comentários