Dom Orlando Brandes, o novo arcebispo de Aparecida do Norte

“São vocês que tomam posse da minha vida e do meu ministério em Aparecida” (Dom Orlando Brandes)

Hoje pela manhã, Dom Orlando Brandes assumiu a Arquidiocese de Aparecida, uma das arquidioceses mais importantes do país. Ao longo de seu ministério, o catarinense acumulou experiência em diversos âmbitos da Igreja: professor de Teologia, diretor de Instituto Teológico, reitor de Seminário, presidente de Tribunal Eclesiástico, diretor espiritual, vigário paroquial, pregador de missões e bispo. Assumiu ainda diversos cargos em organismos da CNBB, entre eles, o de presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, de 2007 a 2011, e presidente da Comissão para o tema central da Assembleia Geral da CNBB, em 2016, que discutiu a missão dos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade.
Seu lema episcopal “Somos operários de Deus” diz muito sobre sua forma de liderar. Em entrevista publicada na revista da Arquidiocese de Aparecida, o arcebispo mencionou que “tudo que está quebrado no mundo e na Igreja, seja refeito”. Como pastor de ovelhas, Dom Orlando acredita na responsabilidade de cada um na obra evangelizadora da Igreja, ou seja, que cada cristão assuma o seu Batismo sendo um operário laborioso na obra do Senhor.
Dom Raymundo Damasceno, o arcebispo anterior de Aparecida disse: “o arcebispo de Aparecida tem uma dupla missão: cuidar da arquidiocese, sem se esquecer de cuidar e dos devotos e de querer bem a eles, que vêm aqui de passagem para reforçar sua fé, sua pertença à Igreja, e que voltam sempre animados para assumir as responsabilidades nas suas paróquias e nos seus movimentos”.
Esse ano é um ano muito especial e muito importante. São celebrados os 300 anos de Aparecida, além de estarmos no Ano Mariano. Será muito importante o trabalho do bispo para propagar a devoção mariana aos fiéis que visitam a Basílica todos os anos. Será ele o responsável por conduzir as atividades jubilares e as comemorações.
Rezemos por Dom Orlando, para que ele seja um instrumento fiel pastor de Cristo, que ele se permita sempre ser conduzido por Deus. E, que Nossa Senhora, como mãe amorosa, interceda por ele durante seu ministério.
Deus nos abençoe!
(Fonte: Portal A12)


(M. N. S – Minions Católicos)

Comentários