A figura paterna de São José

Hoje o texto temático é sobre “A figura paterna de José”.  Sabemos que José foi o pai adotivo de Jesus e exerceu um papel principal na sua vida. Que o Espirito Santo desça sobre a vida de cada um.
José era um carpinteiro que morava em Nazaré. Ele estava noivo de Maria e descobriu que ela estava grávida e o filho não era dele e até pensou em deixa-la. Mas ele teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus.
Lendo um artigo sobre São José percebi que ele se doou por inteiro, para cuidar de Jesus e Maria. Ele vivia do trabalho de suas mãos, sustentou sua família com dignidade e exemplo. A profissão de carpinteiro propiciava dignidade à família. José era um judeu religioso e praticante. Ele consagrou o menino Jesus no Templo, logo depois que o menino nasceu. Jose teve um papel muito importante na formação da personalidade de Jesus enquanto pessoa humana, José foi um pai presente, piedoso e influente. Um pai que ensinou ao filho o caminho da justiça, da verdade, do amor e do conhecimento da Palavra de Deus, protegeu Jesus das mãos assassinas de Herodes o Grande, e ensinou-lhe o caminho do trabalho, educou e deu todo seu amor.

Na nossa realidade de hoje raramente vemos pais como José foi para Jesus. Hoje tudo mudou educação dos filhos, o modo como os pais falam com os filhos, a forma com que eles educam seus filhos e forma como os filhos tratam seus pais. Estamos precisando de pais como José e de filhos como Jesus.

Em uma formação sobre a Família li que cada família precisa do pai. É necessário o pai seja presença na família. Que seja próximo à mulher, para partilhar tudo, alegrias e dores, cansaços e esperanças. E que seja próximo aos filhos em seu crescimento. José era assim, temente à família, estava sempre ao lado da sua espoja e de Jesus.
No texto da Terra Santa que fala sobre São Jose diz que ele é sem dúvida, uma dos santos mais importantes da Igreja. Ele é invocado como o santo que intercede a Deus por todas as nossas necessidades. São José tem, diante de Deus, privilégios únicos. A Igreja afirma que os espíritos do mal estremecem quando ouvem o nome de São José ser invocado. Pela intercessão de São José, podemos alcançar a saúde e a ajuda nas dificuldades. Através dele, as famílias podem alcançar a bênção de uma vida digna.
A vida exemplar desse grande santo da Igreja é exemplo para todos nós. Num tempo de crise de autoridade paterna, na qual os pais já não conseguem “conquistar seus filhos” e fazerem-se obedecer, o exemplo do Menino Jesus submisso a seu pai torna-se urgente. Isso mostra-nos a enorme importância do pai na vida dos filhos. Jose sem duvidas é um grande modelo de pai.


(A. C. O – Minions Católicos)

Comentários