O Homem - parte 1

Boa noite a todos vocês! É um imenso prazer estarmos juntos mais uma vez, em comunhão, para ouvir aquilo que Deus deseja falar ao nosso coração. Que as bênçãos de Deus desçam sobre a vida de vocês, o Cristo ressuscitado seja sempre fonte inesgotável de esperança, e o Espírito Santo seja sempre luz em cada passo de vossos caminhos. Que Maria, mãe do Perpétuo Socorro, interceda sempre por cada um de vocês.
Semana passada, começamos a falar sobre a criação. Falamos sobre a criação do mundo e de todas as coisas, e hoje vamos falar sobre a principal criação de Deus. “Agenor, qual é a principal criação de Deus? ” Eu e você, filho! O homem configura a principal criação de Deus, foi quisto de maneira especial pelo nosso criador. No texto de hoje vamos falar sobre o homem, sem gênero, como criação. Nos próximos dois textos vamos falar do homem e da mulher de maneira separada.
“Então Deus disse: façamos o homem à nossa imagem semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra. Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, o homem e a mulher.” Essa passagem, é extremamente forte. Saca só, Deus nos quis de maneira especial sobre toda a criação, Deus trabalhou na criação do homem e da mulher, Ele se dedicou, e nos construiu à sua imagem e semelhança. Isso é um grande sinal do amor de Deus por nós. Em contrapartida, nos traz uma grande e infindável responsabilidade. Tem uma música da Comunidade Católica Colo de Deus que diz assim: “O peso da tua glória em mim, me faz ser teu reflexo, Senhor...” Esse trecho da música Fogo Abrasador nos mostra a responsabilidade que temos por sermos tão especiais para Deus.
A maior prova que somos a principal criação de Deus é que o próprio Deus se fez homem. Cristo, encarnou-se como um de nós, exceto na condição do pecado, no seio da virgem Maria. No homem também unem-se dois mundos, o mundo espiritual, que é a nossa alma e o mundo material que é representado no nosso corpo. O homem é a única criatura dotada de corpo e espírito. Os anjos e criaturas celestes são apenas espírito e as criaturas materiais, ou seja, os outros animais são apenas matéria. Isso mesmo, o seu cachorrinho não tem alma, é apenas matéria. Mas isso não o faz pior que o homem, tanto que, por Deus nos dá a graça de sermos sua imagem e semelhança, nos dotar com inteligência e sua amizade, também temos a responsabilidade de cuidar da criação, pois Deus ama tudo aquilo que fez. A terra nos foi submetida enquanto responsáveis por cuidar de todas as coisas, e dar-lhe como oferta para Deus.
O homem é composto de corpo e alma, matéria e espírito. Duas naturezas distintas, porém que unidas formam uma. Os dois tem sua importância. A nossa alma é o sopro de Deus, o sopro que nos dá a vida, Ele é nossa alma, e através dela que permanecemos ligados ao nosso Senhor ao longo de toda a nossa vida. O nosso corpo participa também da dignidade de Deus pois também é imagem de Deus, e é o nosso corpo que em toda eucaristia se faz casa para Jesus. Portanto, é importante que cuidemos sim do nosso corpo da mesma maneira que cuidamos da nossa alma, é importante cuidar da nossa saúde, cuidar de nós. Em dias tão instantâneos precisamos ter o devido cuidado com o nosso corpo e com o nosso coração.
Em dias que tanto se fala sobre tirar a vida, eu venho pedir a vocês, que cuidem de maneira especial de suas vidas. Você tem um valor para Deus único e insubstituível. Você é reflexo de Deus, mesmo nos dias mais escuros.
Se você for acompanhar o catecismo, o próximo tópico deste artigo falaria do homem e da mulher, e nós falaremos, mas de maneira separada. Na próxima semana eu falarei do homem enquanto figura masculina, agora sim separando os gêneros e os seus papeis. E uma amiga muito especial, Thais Maranhão, falará sobre a figura da mulher, a mulher de Deus.
Também aproveito para anunciar que em breve, será produzida uma série paralela ao sucesso 13 Reasons Why, por mim mesmo, onde caminharemos juntos com Hannah Baker por cada passo de sua vida, e como tudo poderia ter sido diferente na sua história. Deus abençoe cada um de vocês e Maria vos guarde.


(Agenor Ferraz – Minions Católicos)

Comentários