Evangelho - Mc 1,7-11

No evangelho de hoje, o Senhor vem nos falar sobre a importância do batismo.
O batismo do Senhor nos mostra sobre Jesus, o que Ele fez, e ainda, seu compromisso com o seu povo. Mas, não basta sermos batizados e não vivenciarmos o Evangelho, como verdadeiros filhos de Deus, em prol da igreja e do próximo, principalmente daqueles que sofrem com a injustiça e não conhecem o Senhor.
O batismo de João Batista era o batismo de conversão, mas Jesus não precisava de conversão, pois não havia cometido pecado algum. Somente para nos mostrar a importância do sacramento, foi que Ele se dirigiu ao Rio Jordão para ser batizado.
Quem aceita receber o batismo, aceita renunciar ao pecado se convertendo a uma vida nova, mas o batismo do cristão novo vem do Espirito Santo.
Pois Jesus batiza com o fogo do Espirito Santo... “Eu vos batizo com agua, mas Ele vos batizara com o Espirito Santo” (Mc 1,8).
Jesus recebe plenamente o Espirito Santo, e assim realiza a libertação dos pecadores. Jesus se fez batizar em grande humildade, pois n’Ele se iniciava a formação do novo povo. Jesus veio nos revelar o misericordioso rosto do Pai, mostrando assim um reino de justiça, onde não existem divisões.
Com o gesto do batismo, o Senhor tomou para si os nossos pecados, caminhando ao nosso lado, nos mostrando que somos co-herdeiros do Reino do Pai. Pelo batismo somos incorporados e adotados como filhos de Deus. No batismo do Senhor, o céu se rasgou novamente abrindo para o Novo Homem, pois pelo pecado os homens haviam rompido a amizade com Deus, mas pelo batismo existe a união do céu com a terra.
Uma pomba repousa sobre o Filho de Deus, sendo essa o Espirito Santo que veio para santificar toda missão de Jesus, toda libertação, cura, em tudo aquilo que Ele tocar.
E Jesus nos mostra que devemos ter a humildade da conversão e buscarmos sempre os sacramentos da reconciliação. Vamos sempre nos recordar dessa linda festa do batismo do Senhor, e do nosso, pois Ele espera que sejamos anunciadores do Evangelho.
Queridos irmãos, que tenhamos sempre o objetivo de pedirmos a Deus que nos batize com o fogo do Espirito Santo sem cessar.

Eu te peço desta água que tu tens
És água viva meu senhor
Tenho sede, tenho fome de amor
E acredito desta fonte de onde vens
Vens de Deus, estás em Deus, também és Deus e Deus contigo faz um só
Eu, porém, que vim da Terra e volto ao pó quero viver eternamente ao lado Teu
És água viva, És vida nova e todo dia me batizas outras vez
Me fazes renascer, me fazes reviver e quero água desta fonte de onde vens
És água viva - Padre Zezinho


(Adriana Martins – Minions Católicos)

Comentários