Evangelho - Mt 5: 20-16


A paz de Jesus e o amor de Maria, queridos!
Dando continuidade as nossas reflexões para este tempo de Quaresma, temos nesta sexta-feira uma liturgia que trata da Misericórdia de Deus.
A primeira leitura e o Evangelho estão diretamente ligados, ambos falando de reconciliação, na primeira leitura uma reconciliação com Deus e na segunda com os irmãos.
O Senhor não se importa com nossas falhas do passado, se reconhecemos e nos arrependemos delas, retornando para mais perto dEle, que o Deus da justiça e da verdade, pois a Sua Misericórdia nos alcança mais profundamente a partir do momento em que pedimos perdão.
Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá. Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou. (Ez 18,21-22)
E qual o tempo mais propício do que agora na quaresma para nos arrependermos das nossas faltas e nos livrarmos do que nos afasta de Deus?!
Precisamos mostrar aos nossos vícios que somos mais fortes, com o amparo de Deus, e eles não podem nos dominar.
No Santo Evangelho Jesus nos exorta a limparmos os nossos corações para nos colocarmos em sua presença com maior fervor, numa entrega perfeita. Sendo filhos de Deus, pela graça do Batismo, vivemos em meio a muitos irmãos e devemos estar em paz com cada um deles para assim também estar diante do nosso Pai Santíssimo.
Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. (Mt 5,23-24). Façamos uma pequena análise da nossa semana. Durante os últimos dias tenho guardado mágoa de alguém, faltei com a generosidade ou proferi palavras ofensivas? Esse é o momento para se reconciliar, num gesto simples procure aproximação e busque estar em paz novamente com o seu irmão, com o auxílio da Santíssima Virgem Maria e do Espírito Santo!
Que possamos retornar ao Pai cada dia mais, com a certeza de que Ele nos ama infinitamente e quer o melhor para as nossas vidas!
Um abençoado final de semana!

(Deise Lima – Minions Católicos)

Comentários