Reflexão da catequese semanal do PAPA.

Queridos irmãos e irmãs, Salve Maria!

            Papa Francisco abordou  na catequese desta quarta-feira, 07 de março, a Oração Eucarística. Logo após o rito de apresentação do pão e do vinho, inicia-se a Oração Eucarística, oração solene,  a qual qualifica a celebração da Missa e constitui o momento central preparado para a Sagrada Comunhão.
            Esta oração solene “corresponde ao que o próprio Jesus fez, à mesa com os apóstolos na última ceia, quando “deu graças” pelo pão e depois o cálice do vinho (Mt 26,27, Mc 14,23, Lc 22,17,19; 1 Coríntios 11,24): sua ação de graças é revivida em toda Eucaristia, associando-nos a seu sacrifício de salvação”, disse Francisco.
            O santo padre assegurou que existem diversas fórmulas de Oração Eucarística no Missal, as todas elas belíssimas. Ele comentou que existe um prefácio e esse  inicia-se com a ação de graças pelos dons de Deus e termina  com a aclamação do “Santo”. Em seguida, há a invocação do Espírito Santo  para que com sua força Ele venha e o pão e o vinho seja Jesus. “A ação do Espírito Santo e a eficácia das mesmas palavras de Cristo proferidas pelo sacerdote fazem realmente presente, sob a espécie de pão e vinho, seu Corpo e seu Sangue, seu sacrifício oferecido na cruz de uma vez por todas (ver CCC, 1375)”.
            Francisco disse que “Este é o meu sangue, este é o meu corpo” é o próprio Jesus quem disse isso.  Muitas das vezes temos pensamentos estranhos: “Mas, como assim que uma coisa que …”. O corpo de Jesus que está ali.  “A Fé: a fé vem em nossa ajuda. Com um ato de fé, acreditamos que é o corpo e o sangue de Jesus. É o “mistério da fé”, como dizemos depois da consagração.”
            A Oração Eucarística pede a Deus a união de todos os seus filhos no amor, em harmonia com o Papa e o Bispo, os quais são mencionados pelo nome. Neste momento ninguém é esquecido e sim tudo é reconduzido à Deus.
            Papa Francisco finalizou a catequese da semana dizendo que por meio da Oração Eucarística devemos cultivar três atitudes, são elas: “ primeiro, aprender a “dar graças, sempre e em todo os lugar”, e não apenas em certas ocasiões, quando tudo está certo; em segundo lugar, fazer da nossa vida um dom de amor, livre e gratuito; terceiro, construir a concreta comunhão na Igreja e com todos”.  Logo, esta oração solene nos educa pouco a pouco para tornar toda a nossa vida uma “Eucaristia”, ou seja, uma Ação de Graças.
            Que neste tempo Quaresmal, no qual somos convidados à uma verdadeira conversão, possamos pedir  que este mesmo Espírito, que transforma o pão e o vinho em Corpo e Sangue de Cristo, nos ajude a viver com muita fé e amor todos os momentos da Santa Missa. Que nada e ninguém tire o nosso foco que é Jesus Cristo, nos fortalecendo na caminhada do dia dia e nos ajudando a fazer de nossa vida uma “Eucaristia”.
 
Abraço Fraterno
Juliana Gonçalves - Minions Católicos

Comentários