Reflexão da Catequese do Papa Francisco

Queridos irmãos e irmãs, a paz de Jesus e o amor de Maria!

            Na catequese dessa semana, 25 de abril, Papa Francisco deu continuidade sobre o sacramento do Batismo e sua importância na vida cristã. Ele mencionou que por meio do evangelho as crianças e os catecúmenos são iluminados e suscita a adesão à fé. “O Batismo é, de modo totalmente particular, o “sacramento da fé”, uma vez que é a entrada sacramental na vida de fé” (Catecismo da Igreja Católica, 1236). O evangelho também carrega consigo a força de transformar quem o recebe com fé, libertando-o do domínio das trevas.
            O pontífice ressaltou que nunca vamos à pia batismal sozinhos, mas sempre junto com a comunidade e com suas preces . Este gesto, feito desde a antiguidade, antecede a prece do  exorcismo e a unção pré-batismal com o óleo dos catecúmenos. Por meio do Batismo, renascemos como filhos de Deus e é de suma importância a oração da igreja para este momento. Ela nos auxilia na luta contra o mal, nos acompanha no caminho do bem e nos ajuda a liberta-se do poder do pecado e assim vivermos para o reino da graça divina.
            No ápice da catequese dessa semana , Francisco disse:  “O Batismo não é uma fórmula mágica, mas um dom do Espírito Santo que torna quem o recebe capaz de “lutar contra o espírito do mal”. “Deus enviou ao mundo o seu Filho para destruir o poder de Satanás e transferir o homem das trevas para o seu Reino de luz infinita” (cf. Rito do Batismo das crianças, n. 56).”
            Quando nós decidimos por Cristo em nossa vida, sempre estaremos sujeitos à tentação  e principalmente pela tentação de nos afastarmos de Deus, dos Seus planos para nós e cairmos novamente nas seduções mundanas, mas devemos sempre lembrar que por meio do Batismo somos fortalecidos para lutar contra o demônio que nos ronda a todo momento.
            Além da oração da Igreja, existe também a unção com o óleo dos catecúmenos , através do qual “recebemos vigor para renunciar ao diabo e ao pecado, antes de nos aproximar da fonte e ali renascermos para a nova vida” (Bênção dos óleos, Premissas, n. 3).” Segundo Francisco, os lutadores na antiguidade usavam o óleo para tonificar os músculos e assim poderem vencer seus adversários. Por meio desse simbolismo,  os cristãos adotaram o uso de óleo, benzido pelo Bispo, no corpo das pessoas que recebem o Batismo.
            Por fim, Papa Francisco finalizou a catequese mencionando a dificuldade de combater o mal, escapar dos seus enganos e ainda se recuperar depois de uma luta, pois a vida cristã é um combate. Porém, não podemos esquecer que nunca estamos sozinhos e que sempre a Mãe Igreja esta em oração por nós e ainda somos fortalecidos por Jesus Ressuscitado .

Todos nós podemos vencer, vencer tudo, mas com a força que nos vem de Jesus.” - Papa Francisco


Abraço Fraterno
Juliana Gonçalves - Minions Católicos

Comentários