Reflexão da catequese semanal do Papa Francisco


Estimados amigos, a paz!

            A catequese dessa semana teve como tema: “Dez Palavras” para viver a Aliança. A qual deu continuidade ao novo ciclo de catequeses referente aos Mandamentos.  Papa Francisco afirmou que os mandamentos não vivem para si mesmos, mas fazem parte de um relacionamento, ou seja, uma relação da Aliança entre Deus e seu povo. Ainda recordou que a tradição judaica chama de Decálogo, “as Dez Palavras”, as quais tem forma de Lei.
            “Qual é a diferença entre um comando e uma palavra? O comando é uma comunicação que não requer diálogo. A palavra, por outro lado, é o meio essencial do relacionamento como diálogo. Os mandamentos são palavras de Deus: Deus se comunica nessas dez palavras e aguarda nossa resposta”, ressaltou o Santo Padre.
            Existe uma grande diferença entre receber uma ordem e perceber que alguém tenta ter um diálogo conosco. Os mandamentos são diálogos, onde acontece uma comunicação entre aqueles que se amam. É um bem em que as pessoas se entregam reciprocamente em um diálogo (cf.Exortação ApostólicaEvangelii Gaudium, 142).
            Para melhor entender o que são os mandamentos, Francisco fez alguns questionamentos: “Deus impõe coisas a mim ou cuida de mim? Seus mandamentos são apenas uma lei ou contêm uma palavra para cuidar de mim? Deus é mestre ou pai? Deus é Pai: nunca esqueça isso. Mesmo nas piores situações, pense que temos um Pai que nos ama. Somos sujeitos ou crianças? Essa luta, dentro e fora de nós, ocorre continuamente: mil vezes temos que escolher entre uma mentalidade de escravo e uma mentalidade infantil. O mandamento é do mestre, a palavra é do pai.”
            Jesus Cristo veio ao mundo para nos salvar por meio da Palavra e não para nos condenar. Deus não quer impor nada a nós, pois somos seus filhos e não escravos. Os mandamentos são o caminho para a liberdade, porque eles são a palavra do Pai que nos faz livres, destacou o pontífice.
            Papa Francisco finalizou a catequese dessa semana frisando que  “o mundo não precisa de legalismo, mas de cuidado. Precisa de cristãos com o coração de filhos. Precisa de cristãos com o coração de filhos, não se esqueçam disso!”

Abraço Fraterno
Juliana Gonçalves - Minions Católicos 1.0

Comentários