Santa Marta



Olá, querido irmão! A paz de Jesus esteja com você! No texto de semana passada falamos sobre Maria Madalena, nesta semana vamos conversar sobre sua irmã, Santa Marta, de quem celebramos o dia hoje.
Marta morava com sua irmã Maria e seu irmão Lázaro em Betânia, cidadezinha próxima a Jerusalém. As escrituras nos contam que Lázaro e suas irmãs eram amigos de Jesus, e o Mestre sempre se hospedava na casa deles sempre que queria algum momento de descanso. Ela é citada em 3 momentos na Bíblia [1], e em cada um destes nos dá grandes lições.
Jesus estava conversando com os discípulos e, enquanto Marta estava ocupada tratando dos afazeres domésticos, para bem receber a Jesus em sua casa, sua irmã Maria estava sentada ouvindo-O. Ao reclamar com Jesus que sua irmã não a ajudava, Jesus respondeu: “Marta, Marta! Você se preocupa e anda agitada com muitas coisas; porém uma só é necessária, Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.” (Lc 10, 41-42). Jesus não quis fazer pouco caso de seus afazeres, porém, ao dizer isto, nos mostra que a atenção que Maria O estava dando ouvindo e aprendendo também era importante. Quantas vezes não nos assemelhamos a Marta, preocupados e atarefados com as nossas tarefas e atividades no dia-a-dia e Jesus vem nos mostrar que uma só coisa é necessária! Que paremos um pouco e dediquemos algum tempo para Cristo, no meio de nossas correrias!
Outro momento em que Santa Marta é citada é na passagem da ressurreição de Lázaro, no capítulo 11 do Evangelho de São João. Nesta passagem Santa Marta demonstra sua fé e confiança em Jesus. Lázaro ficou doente e Jesus estava em outra cidade, quando recebeu uma mensagem avisando. Quando Jesus chegou, Lázaro havia falecido 4 dias antes e Marta foi ao encontro do Senhor e disse: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas ainda agora eu sei: tudo o que pedires a Deus, ele te dará.” (Jo 11, 21-22). Por conta disso, Santa Marta é conhecida pelas coisas urgentes e difíceis [2]. Nos inspiremos na fé de Marta e não nos deixemos abater pelas dificuldades. Contemos sempre com o apoio de Jesus, independente da situação!
E, na última passagem em que ela aparece nos evangelhos, Marta aparece servindo Jesus na ceia em Betânia, narrada no capítulo 12 do Evangelho de São João. Esta ceia é já um prenúncio da última ceia de Jesus. Inclusive por sua prestatividade e aptidão ao servir, Santa Marta é considerada padroeira dos anfitriões, hospedeiros, cozinheiros, nutricionistas e nutrólogos.
Que nos espelhemos na fé e no servir de Santa Marta! Confiemos em Jesus que Ele fará o impossível acontecer na nossa vida! Fiquem com Deus, amados!

Camila Azevedo – Sentinelas do Humor
_______________________________
Referências
1       FRANCISCANOS. Santa Marta. Disponível em: http://franciscanos.org.br/?p=59397. Acesso em 25 jul. 2018.
2       ACIDIGITAL. Santa Marta, Virgem. Disponível em: https://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=140. Acesso em 26 mar. 2018.

Comentários