Como se lê a Bíblia


“A reflexão, de fato, nada mais é que Deus a transparecer na alma, misterioso, sereno e amoroso. E quando não encontra impedimento, esse transparecer abraça a alma com o Espírito de amor.” São João da Cruz
Olá irmãos e irmãs! A paz de Cristo e o amor de Maria! Como tem passado? Hoje, aproveitando o mês da Bíblia, vamos conversar um pouco sobre “como se lê a bíblia”, focando na leitura orante.
Pois bem, a leitura que fazemos da Palavra de Deus não pode acontecer como uma leitura qualquer como fazemos de um livro, por exemplo. Essa leitura deve acontecer de maneira especial, reflexiva, pois é uma das grandes formas que Deus conversa conosco.
Pode-se dizer que a leitura orante, ou lectio divina, é um alimento necessário para nossa vida espiritual. O site Católico Orante nos conta que Santa Teresinha do Menino Jesus dizia que, no seu tempo de aridez espiritual, quando os livros espirituais não lhes diziam mais nada, era no Evangelho que ela buscava o alimento para sua alma.[1]
Bom, agora que você já sabe a importância da leitura orante, vamos aprender como fazê-la?
Segundo as Irmãs Paulinas, temos quatro degraus para realizar a leitura orante: leitura, meditação, oração e contemplação.[2]
1.     Leitura (o que o texto diz?): deve-se ler o texto da bíblia de forma calma e atenta, observando realmente o que está escrito. Atente-se para o cenário, personagens e situações vividas. Leia e releia quantas vezes sejam necessárias.
2.     Meditação (o que Deus está me falando?): agora da cabeça (mente) vamos passar as palavras antes lidas, para o nosso coração. Pense em cada palavra lida, o que Deus disse no passado, que serve para sua vida no seu presente?
3.     Oração (o que o texto me faz dizer a Deus?): São Jerônimo nos disse “quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Sagrada Escritura, Deus fala conosco”, por isso nesse degrau temos a oração. Agora é nosso momento de falar em nosso diálogo com Deus. Conte a Ele como sentiu-se ao ler suas palavras e como aquilo que foi dito pode passar a fazer parte de sua vida. Louve, suplique, agradeça!
4.     Contemplação (qual meu novo olhar a partir da Palavra de Deus?): Agora é a hora de agir! É assumir uma nova vida a partir do que aprendeu-se. É contemplar a nova vida.
Agora você já sabe um pouco mais sobre a leitura orante da Palavra de Deus. Vamos coloca-la em prática?
Abraços,
Amanda Batista – Sentinelas do Humor


[1] http://www.catolicoorante.com.br/lectio.html
[2] http://www.irmaspaulinas.org.br/news/leitura-orante-da-palavra/

Comentários