Anúncio do Evangelho (Mc 10,46-52)

Cada um tem o que espera. Confie em Deus e você já terá muito! [I]
           
Caros amados, que a paz de nosso senhor Jesus Cristo, o Verbo encarnado no mundo, o amor de Deus para com todos, e a intercessão de nossa senhora esteja no coração de cada um de nós!
Há um ditado que diz que “quem não chora não mama”, da mesma forma quem não pede e fala com Deus, também pode não receber aquilo que deseja, pois não se comunica com o Pai.
A leitura desta 30° semana do tempo comum aborda sobre nossa comunicação com Deus, e como fazemos ou não uso dela em nossos dias aqui na terra.
A primeira leitura diz que “Isto diz o Senhor: Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: 'Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel`.” [ii] e nos diz que “Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d'água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito'” [iii].
O salmo 125 tem como resposta: “Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!” [iv] e nos diz que “Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!” [v].
A segunda leitura tirada da carta aos hebreus diz que “Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. [...] Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: 'Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei'.” [vi].
O evangelho tirado do livro de marcos diz que “Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: 'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!'” [vii] e após de ser chamado e pedir a Cristo que pudesse ver novamente “Jesus disse: 'Vai, a tua fé te curou'. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.” [viii].
Que nós, que acreditamos em Deus, enquanto esperamos sua vinda gloriosa, possamos crer e exaltar o Cristo, o pão da vida que veio do céu que morreu por nós, agradecer suas ações, estudar suas palavras e viver seus exemplos, pois somente desta forma, poderemos alcançar o reino dos céus.

[i] São Padre Pio de Pietrelcina
[ii] Jeremias 31,7
[iii] Jeremias 31,9
[iv] e [v] Salmo 125
[vi] Hebreus 5,1.5
[vii] Marcos 10,46-47
[viii] Marcos 10, 52

Natan Ribeiro – Sentinelas do Humor

Comentários