A paciência de Maria



(Por Evelly Karine)

Atualmente vivemos um anseio pelo imediatismo: quando queremos saber das notícias sobre o mundo: seja a pressa de chegar em casa rápido; seja aquele amigo que demora a responder no whatsApp; aquela graça de Deus que não vem logo ou o ônibus que demora a passar, etc. Queremos que tudo seja o mais rápido possível.
Nessa vontade de se ter tudo rápido, inúmeras vezes esquecemos-nos de ter paciência. De acordo com o dicionário de português online, paciência significa: 1 Qualidade de paciente. 2 Virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta. 3 Qualidade de quem espera com calma o que tarda. 4 Perseverança em continuar um trabalho, apesar de suas dificuldades e demora.
Das virtudes de Maria a paciência foi a que mais me chamou atenção essa semana. Pegando cada uma dessas definições de paciência acima, vou compará-las com as atitudes de Maria.
1-                 Qualidade de ser paciente: Uma pessoa paciente é calma, serena, sabe esperar. Em nenhum momento de sua vida Maria arrumou confusão, sempre calma. Basta simplesmente olharmos o seu rosto que logo vemos a serenidade dessa Mulher e quando Ela disse “faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) Ela quis servir a Deus e não O questionou do que iria acontecer; soube esperar os planos Dele.
2-                 Virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta: A Rainha do silêncio não poderia se comportar diferente diante do sofrimento do seu Filho na cruz. Manteve-se em silêncio, sem nenhuma murmuração, nem revolta, mas estava lá sendo o suporte que seu Filho precisava. Não precisou fazer uso de palavras para demonstrar que não iria abandonar Jesus na cruz, apenas com seu olhar Ela mostrava isso.
3-                 Qualidade de quem espera com calma o que tarda: Como falei no início, queremos tudo o mais rápido possível e não mantemos a paciência de esperar aquilo que demora. O sofrimento de Jesus foi demorado, porém, Maria confiava na ressurreição de Jesus, por isso soube esperar até o terceiro dia.
4-                 Perseverança em continuar um trabalho, apesar de suas dificuldades e demora: Inúmeras vezes já desistimos de algo por causa das dificuldades, não continuamos perseverantes. Maria poderia simplesmente ter dito não ao anjo Gabriel, já que Ela não conhecia homem algum e naquela época a conseqüência do adultério era a morte. Apesar de todas as dificuldades da época Ela foi perseverante e deu seu sim a Deus.
Nesse mundo de tanta pressa devemos olhar pra Maria e reconhecer essa paciência Dela, sendo assim, tomarmos como exemplo essa virtude que está tão em falta ultimamente.


Que Maria nos ensine a sermos pacientes! Amém.

Comentários