Deus é cuidado


(Por Stella Araújo)
“Confia-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós.” (1Pe 5,7)

A vida é tão corrida! Quem nunca se pegou pensando sobre a seguinte questão: “Nossa! O dia poderia ter algumas horas a mais. Porque, sinceramente, 24 horas não tá dando!”. São tantas atividades ao longo do dia, tantos compromissos, tantos pensamento, que parece que vivemos em um constante turbilhão.
E com todas  essas questões, vão surgindo as dúvidas, as preocupações, as inquietações. E com essa rotina em extremo movimento, muitas vezes não percebemos o cuidado de Deus conosco. Diante de tudo isso, Ele vem ao nosso encontro para nos revelar todo o Seu amor e cuidado, nos pequenos detalhes do dia-a-dia, no ordinário, na simplicidade do nosso cotidiano, em nossos pequenos afazeres.
Talvez você esteja lendo esse texto, com um pouco de pressa, já pensando nas diversas tarefas que deverá desenvolver ao longo do dia, mas neste momento, peço gentilmente, que pare tudo e reflita sobre essa passagem da Sagrada Escritura que demonstra de forma tão nítida o cuidado do Pai com cada um de nós, seus filhos : “Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? E por que vos inquieteis com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé?”  (Mt6,26-30).
Irmãos! Arrisquemo-nos em Deus, confiemos em seu amor. Lancemo-nos Nesse Pai que cuida de nós a todo instante e nunca nos desampara:“Ele não permitirá que teus pés resvalem; não dormirá aquele que te guarda. Não, não há de dormir, nem adormecer o guarda de Israel.” (Sl 120, 3-4). E todas as vezes que vossos corações estiverem inquietos, que vossas mentes estiverem atormentadas e vossas vidas atribuladas, lembrem-se:“Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos,que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com  tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos seão dadas em acréscimo.” (Mt 6,31-33).
E cientes desse cuidado imensurável de Deus por nós, que possamos revelar a Sua Face para as outras pessoas por meio do cuidado. Para completar esse texto, vou dividir um pouco da minha história com vocês: eu moro com meus pais e também com meu avô. Ele tem 82 anos e possui uma grande dificuldade de locomoção, que nesses últimos dias, por sinal, só tem piorado. Então necessita de um cuidado maior. Confesso que não é fácil, sei que tenho muito a melhorar em relaçãoa ele.
Tem um  vídeo do Pe. Fábio que ele fala da questão da velhice, e usa até um termo, que ele mesmo admite ser forte, que é a inutilidade. E teve alguns comentários que o criticaram por usar essa expressão. Espero que não se ofendam com essa expressão e compreendam.No entanto, eu entendo que quando ele fala da inutilidade, ele quer falar sobre nossas limitações, as nossas fraquezas, a nossa incapacidade de realizar algumas coisas, em razão de alguma debilidade, seja ela física, ou de algum outro tipo.
Acho interessante quando ele diz o seguinte: “Muitas vezes, a gente acha que o outro gosta da gente, mas não. Ele está interessado naquilo que a gente faz por ele. E é por isso que a velhice é esse tempo que passa a utilidade e aí fica só o seu significado como pessoa [...] É o momento e que a gente vai ter a oportunidade de saber quem nos ama de verdade. Porque só nos ama, só vai ficar até o fim, aquele que, depois da nossa utilidade, descobrir o nosso significado.”
E diante de tudo isso vejo o quanto preciso aprender a amar o meu avô, a ter mais zelo, mostrar a Face de Deus para ele diante do cuidado.
 Que Deus  nos conceda a graça de experimentar o Seu cuidado, e a graça de cuidarmos de quem tanto necessita.
“Só o amor nos dá condiçãode cuidar do outro até o fim” (Pe. Fábio de Melo)


Comentários

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou top Sara Cristina! Bendito seja Deus que nos usa como instrumentos para disseminar Sua Palavra. Continue nos acompanhando, isso é fundamental para nossa missão. Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Fale conosco através do email: minionscatolicos@gmail.com