Evangelho de Lc 1,57-66.80



(Por Cibele Dayanna )

 “Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram 
admirados” (Lc 1,63)

Bom dia irmãos, Viva São João!
Hoje é comemorado pela Igreja Católica a natividade de São João e o evangelista Lucas narra como foi o nascimento do Santo.
Ao refletir esse evangelho, que narra lindamente o nascimento dele, pude ver que há uma mensagem a ser tirada dele. Às vezes nos apegamos somente à mensagem principal, e não conseguimos ouvir o que Deus quer nos dizer através dos detalhes.
O primeiro de tudo: como é bela a chegada do trempo de Deus, como é bela a recompensa dos que sabem esperar!  Isabel antes esteril e incapaz de gerar uma vida, tocada por Deus torna-se fértil, esse tempo de espera do nascimento “Terminou para Isabel o tempo da gravidez e ela deu a luz um filho...” a chegada da resposta da oração de uma família, de um povo. Deus nunca deixa os seus abandonados e ele sempre ouve as nossas orações. Vemos o exemplo de Isabel que mesmo estéril, já sem esperanças, o Senhor olhou para ela com olhos de misericórdia e a fez gerar este que seria um dos maiores profetas e mensageiros após Jesus.
São João que é o padroeiro dos injustiçados pela sua fé, foi para aquele povo um bom mensageiro que estava cansado dos sofrimentos e das hipocrisias. E podemos ter como aquele povo, a esperança da chegada Daquele que nos livrará de tantas injustiças e sofrimentos, corrompidos e pedimos a Deus o socorro para nossas faltas.
São João propagava algo que ninguém tinha ainda vislumbrado: que o reino já estava no meio dos homens, na pessoa e na missão de Jesus, e nós muitas vezes esquecemo-nos disso. Esquecemos que o alento que tanto esperamos está e sempre estará conosco.
Refletindo a origem e vida e missão de São João vemos o quanto devemos ser  mensageiros do evangelho, o quanto devemos viver e pregar a palavra de Cristo, sem temer. O nosso maior bem é a fé que temos e a mesma não pode ser algo morno, pela metade, algo que não dê uma significância na minha vida ou na do irmão.
Que possamos a exemplo de São João, ser mensageiros da verdade anunciada: Jesus. Sem temer, reconhecendo que nosso maior bem já está ao nosso meio e que logo voltará para que tudo se cumpra.
Que deus te abençoe e São João interceda por você e por todos os pregadores da fé, missionários injustiçados.
Oração: Deus, nosso Pai, celebramos hoje o nascimento de São João Batista. Pela força da vossa Palavra, convertei os nossos corações: “Doce, sonoro, ressoe o canto, minha garganta faça o pregão. Solta-me a língua, lava a culpa, ó São João! Anjo no templo, do céu descendo, teu nascimento ao pai comunica, de tua vida preclara fala, teu nome explica. Súbito mudo teu pai se torna, pois da promessa, incréu, ducida: apenas nasces, renascer fazes a voz perdida. Da mãe no seio, calado ainda, o Rei pressentes num outro vulto. E à mãe revelas o alto mistério de Deus oculto. Louvor ao Pai, ao Filho unigênito, e a vós, Espírito, honra também: dos dois provindes, com eles sois um Deus. Amém.
São João, pregador da penitência, rogai por nós.
São João, precursor do Messias, rogai por nós.

São João, alegria do povo, rogai por nós. Amém.

Comentários