Evangelho - Mateus 9, 14-17

(Por Aline Aparecida)

Bom dia queridos irmãos! A Paz de Cristo e o Amor de Maria!
Que possamos no dia de hoje nos abandonar e nos entregarmos verdadeiramente no querer do Pai!
O evangelho de hoje nos leva a refletir sobre como devemos renovar a nossa fé e nossa caminhada, pois muitas das vezes ficamos aprisionados às tradições e regras, e não percebemos que Jesus é muito mais que isso, acabamos assim, pecando pelo excesso de conservadorismo.
Não devemos desmerecer as tradições.Elas são de extrema importância na nossa vida cristã, mas devemos ter a consciência  que Jesus se faz novo todos os dias e que nos renova a todo instante.
Por que os discípulos de Cristo não eram apegados as tradições? Porque eles tinham a convicção que Jesus estava ali presente com eles e esse sim, era o Novo ao qual estava acima de qualquer tradição. Assim o Pai falou: Por acaso os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será retirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.” (MT  9, 15)
Nós como cristãos temos que ter essa consciência, o Novo de nossas vidas é Jesus e Ele também nos diz: “Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda”. (MT 9, 16)
Sabem jovens, lendo e relendo esse evangelho só me vem a mente a figura do nosso Santo Papa Francisco, ele é a perfeita definição desse evangelho nos dias de hoje. O retrato da tradição vivendo o Novo, aberto ao diálogo, amando sem discriminação. Eu confesso que se eu to hoje na caminhada, além de ser pelo o imenso amor a Jesus Cristo e a Maria, também é por essa figura, Papa Francisco, homem Santo e escolhido de Deus. Nem mesmo, todo o peso de governar a nossa Santa igreja em seus ombros, tira a leveza do seu sorriso que a cada dia cativa mais e mais pessoas.
Que nós possamos ser como aqueles discípulos: reconhecer Jesus como o Novo, a  verdadeira “Boa Nova” de nossas vidas!
Sei por experiência própria que para nós jovens é bem complicado essa questão, pois quando resolvemos engajar em algumas pastorais já consolidadas na igreja, batemos sempre de frente com essa questão da tradição, pois infelizmente tem irmãos que coloca sempre a “tradição” acima de tudo e de todos, inclusive, acima de Deus. Medite bem nesse versículo: “Também não se coloca vinho novo em odres velhos, se não os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas o vinho novo  se coloca  em odres novos, e assim os dois se conservam.” (MT 9,17)
Meus queridos, saibam que Deus nos quer do jeitinho que nós somos, Ele quer nos fazer exalar a sua essência, somente Ele que verdadeiramente nos molda, basta que nos permitamos isso, Ele quer ser introduzido em nosso ser, no nosso coração. Que possamos bater no peito e espalhar pelo mundo que: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim.” (Gl 2, 20)
Que Maria nos dê sempre essa força e certeza que somos jovens repletos do “Novo” e essa luz possa sempre  resplandecer em nosso olhar por onde passarmos. Que o Espírito Santo nos ilumine e nos conduza no caminho que devemos andar, que tenhamos sempre o orgulho de declarar: “Sou jovem e feliz por seguir os passos de Jesus Cristo”.
Hoje deixo aqui para vocês essas sábias palavras de fé dita por nosso Papa e que possamos acolher em nossos corações:
 É disso que os jovens precisam hoje: jovens com esperança e jovens com fortaleza. Não queremos jovens «fracotes», jovens estão por aí e nada mais, nem sim nem não. Não queremos jovens que se cansam rápido e que vivem cansados, com cara de tédio. Queremos jovens fortes. Queremos jovens com esperança e fortaleza. Por quê? Porque conhecem Jesus, porque conhecem Deus. Porque têm um coração livre". 
(Papa Francisco- Discurso preparado para o encontro com os jovens na Costanera de Asunción, no dia 12 de julho).
Paz e Bem

“E Me Faz Novo, Todo Novo
Renovado Em Jesus

Espírito Santo Vem
Santo Vem
ESPÍRITO DE DEUS”
(Me Faz Novo - Cosme)






Comentários