JMJ – Histórico Parte VI


(Por Evelly Karine)

 Queridos jovens, se participardes frequentemente na Celebração eucarística, se consagrardes um pouco do vosso tempo à adoração do Santíssimo Sacramento, da Fonte do amor, que é a Eucaristia, haveis de receber aquela alegre determinação de dedicar a vida ao seguimento do Evangelho. Experimentareis, ao mesmo tempo, que quando as nossas forças não são suficientes, é o Espírito Santo que nos transforma, que nos cumula com a sua força e nos torna testemunhas repletas do ardor missionário de Cristo ressuscitado. (Papa Bento XVI)

Continuamos nosso histórico sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, hoje falaremos sobre a JMJ que aconteceu em Sidney e a outra em Madri.

XXIII JMJ (2008) - Sidney, Austrália
ü    TEMA: Recebereis a força do Espirito Santo, que virá sobre vós e sereis minhas testemunhas. (At 1,8)
Em sua mensagem para os jovens que iriam participar da Jornada Mundial da Juventude, em Sidney, o papa Bento XVI faz um resumo do conhecimento sobre o Espírito Santo. Recorda-nos das passagens bíblicas em que fala do Espírito Santo, desde o Gênesis em que Deus dá a vida ao homem pelo sopro nas narinas, até o Pentecostes, momento no qual se inicia a missão da Igreja. Os apóstolos foram renovados interiormente pelo Espírito Santo que lhes deu coragem para anunciar sem medo. Apresenta-nos o Espírito Santo como a alma da Igreja e princípio de comunhão. Sendo os seus frutos abundantes na medida em que nos dispomos a abrir-nos a essa ação renovadora. Convidando os jovens para terem intimidade com o Espírito, pois só assim amadurecemos na fé, chamando-nos a sermos santos, para assim renovar-nos e sermos fortalecidos para a missão que é urgente. 
Na sua homilia no dia 16 de março de 2008, Domingo de Ramos, Bento XVI fala da chegada de Jesus a Cidade Santa, lembrando da passagem de Jesus ao templo em que o povo tinha feito de comércio, da reação Dele e nos faz algumas perguntas relacionadas a idolatria.
Embora a JMJ de Sidney tenha acabado por ser uma das menores da história das Jornadas, resultou em um grande avivamento para a igreja local. Foi percebido o convite do Papa Bento XVI aos jovens, para se tornarem os "profetas de uma nova era" e também para aspirar à santidade: "Graças à ação do Espírito, possam os jovens aqui reunidos para a Jornada Mundial de a Juventude ter a coragem de se tornar santos! Isto é o que o mundo precisa mais do que qualquer outra coisa".

ü    HINO: Receive the Power (Recebe o Poder)

O formato moderno e multimídia da JMJ, com um total envolvimento nas redes sociais, como canal no Youtube e página no Facebook, começou em Sidney.

XXVI JMJ (2011) - Madri, Espanha.
ü    TEMA: Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé (Col 2,7)

Essa Jornada aconteceu num momento em que a Europa tinha (continua tendo) grande necessidade de reencontrar as suas raízes cristãs. Por isso esse tema. Ocorreram muitos protestos durante essa JMJ.
 No início de sua mensagem aos jovens que participariam dessa Jornada, Bento XVI fala dos anseios que os jovens têm de querer coisas grandes, de sair do habitual. Esse desejo permanece mesmo na idade adulta, pois fomos criados para o Alto. Deus é a fonte da vida, é Nele que encontramos a paz, a tranquilidade, então querer tirar Deus para viver o homem, além de um contrassenso, é uma separação dessa fonte. Bento XVI nos convida a criarmos raízes em Jesus.
O papa explica o tema assim: Para ressaltar a importância da fé na vida dos crentes, gostaria de me deter sobre cada uma das três palavras que São Paulo usa nesta sua expressão: «Enraizados e fundados em Cristo... firmes na fé» (cf. Cl 2, 7). Nela podemos ver três imagens: «enraizado» recorda a árvore e as raízes que a alimentam; «fundado» refere-se à construção de uma casa; «firme» evoca o crescimento da força física e moral. Trata-se de imagens muito eloquentes. Antes de as comentar, deve-se observar simplesmente que no texto original as três palavras, sob o ponto de vista gramatical, estão no passivo: isto significa que é o próprio Cristo quem toma a iniciativa de radicar, fundar e tornar firmes os crentes.
Em sua homilia, no Domingo de Ramos, o papa recorda da subida de Jesus das planícies da Galiléia a Cidade Santa e nos ensina que devemos subir também para chegar ao Deus vivo, mas essa subida só se dar através de um caminho: Jesus Cristo. Essa subida é dolorosa, mas gratificante.

ü    HINO: Firmes en la Fe (Firme na Fé)



No final da JMJ de Madri, o encontro vocacional do Caminho Neocatecumenal reuniu cerca de 200 mil pessoas. Durante o encontro, Kiko Arguelo disse aos jovens: “se algum de vocês, irmãos e irmãs, sentirem que Deus te chama a dar sua vida a Cristo, levante-se”. Então, cerca de cinco mil rapazes e três mil garotas levantaram-se e aproximaram-se dos bispos para uma bênção ao caminho para suas vocações.

Comentários