Santa Marta, ícone de uma vida ativa


(Por Géssica Gonçalves)

Irmãos e irmãs em Cristo, boa tarde!
Hoje lembramos a vida de Santa Marta, que é um ícone da vida ativa e é considerada patrona dos cozinheiros. A origem de seu nome é Hebraico que significa “Senhora”. Santa Marta, nasceu no século I, era irmã de Lázaro e Maria, amigos de Jesus, que tinha lhes especial afeto e carinho.
As escrituras contam que, em seus poucos momentos de descanso ou lazer, Jesus procurava a casa de amigos em Betânia, local muito agradável há apenas três quilômetros de Jerusalém. Ali moravam Marta, Lázaro e Maria. Há poucas, mas importantíssimas citações de Marta nas sagradas escrituras.
Uma dessas citações está em Lucas 10,38-42: “Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! " Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.
Marta, na realidade, não era uma pessoa brava, apressada, pagã ou qualquer outro adjetivo já dado a ela no decorrer da História. Para começar, foi ela quem convidou o Mestre para se aconchegar em sua casa, sendo totalmente fiel aos preceitos da época quanto a receber bem um visitante ilustre. Estava preocupada em acolher Jesus da melhor forma possível, e, por isso, não parava nenhum instante. Marta é a imagem do discípulo ativo, que quer servir ao Mestre da melhor maneira possível.
Fala-se dela também na ressurreição de Lázaro. É ela quem mais fala com Jesus nesse acontecimento. Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesse estado aqui, o meu irmão não teria morrido. Mas mesmo agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus dará” (Jo 11,20-21). Trata-se de mais uma passagem importante da Bíblia, pois do evento tira-se um momento em que Jesus chora. E o milagre de reviver Lázaro, já morto e sepultado, solicitado com tamanha simplicidade por Marta, exemplifica a plena fé na onipotência do Senhor.                                                      
Saber servir é um dom recebido de Deus e obrigação de todo cristão. Existe um provérbio popular que diz: "Quem não vive para servir, não serve para viver." A vida de santa Marta foi de serviço e cooperação com o projeto de Jesus. Através de atividades do dia a dia ela demonstrou que Deus está presente em tudo que fazemos com amor e dedicação.
Que nesse dia possamos acolher Jesus com o mesmo amor e dedicação que Santa Marta o acolheu em sua casa, que possamos cooperar com os planos de Cristo em nossas vidas, ofertando a Ele tudo àquilo que fazemos.
Santa Marta, rogai por nós! Santo dia a todos.

Ó gloriosa Santa Marta,
entrego-me confiante em vossas mãos,
esperando o vosso amparo.
 Acolhei-me sob a vossa proteção,
consolai-me nos meus sofrimentos.
 Pela felicidade que tivestes em hospedar em vossa
casa o Divino Salvador do mundo,
consolai-me em minhas dificuldades.
Intercedei hoje por mim e por minha família,
 para que tenhamos o auxílio de Deus
Pai de Bondade na nossa vida.
Isso vos pedimos por Cristo Nosso Senhor.
 Amém.

Comentários