Santa Mônica, exemplo de confiança na oração

(Por Mariana Neves)

“Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade”. (Santo Agostinho)

Hoje, celebramos a memória de Santa Mônica. Ela nasceu em Tagaste, na África, no ano de 332. Era de família cristã, e como era costume da época e do local, foi entregue como esposa a um jovem chamado Patrício, um homem violento, rude, pagão e de vida devassa.
Santa Mônica teve três filhos: Agostinho, Navígio e Perpétua. Agostinho era o filho mais velho e imitava a vida do pai desde a adolescência. Como cristã exemplar, Mônica preocupava-se muito com a conversão de sua família e se consumiu na oração pelo esposo e principalmente por Agostinho. Graças as orações, Patrício se converteu e foi batizado antes de morrer.
Pela conversão do filho mais velho, Mônica passou 33 anos intercedendo com amor e ardor. Agostinho também se converteu ao cristianismo e antes de Santa Mônica morrer, ela disse ao filho: “Meu filho, não sei mais o que fazer neste mundo. Por um só motivo eu desejava viver: Ver você cristão. Agora que Deus me concedeu esta graça, parto feliz desta vida terrena”. Ele foi bispo e doutor da Igreja e hoje o conhecemos como Santo Agostinho, um santo que influenciou todo o Ocidente cristão e influencia até os dias atuais. Em um dos seus relatos sobre Santa Mônica, Santo Agostinho diz o seguinte: "ela foi o meu alicerce espiritual, que me conduziu em direção da fé verdadeira. Minha mãe foi a intermediária entre mim e Deus".
Em 387, aos 56 anos, Santa Mônica faleceu e em 1153 foi canonizada pelo Papa Alexandre III por ter sido a responsável pela conversão de Santo Agostinho, ensinado a fé cristã, a moral e a mansidão.
Mesmo passando por inúmeros sofrimentos e ultrajes, Santa Mônica não desistiu de interceder por sua família e nem de desempenhar o seu papel como cristã. Em uma das frases mais conhecidas dela, ela diz que “tudo pode ser mudado pela força da oração”. Então, que ao exemplo dessa grande intercessora, nós possamos permanecer firmes na oração mesmo diante da situação mais difícil de nossas vidas.

Deus nos abençoe! Santa Mônica, rogai por nós!

Comentários