Evangelho – Lc 5, 1-11

(Por Bruno Fachi)

“Quando acabou de falar, disse a Simão: ‘Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca’. ” (Lc 5,4)

Bom dia, amados! Que a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja em vossos corações.
Coragem, irmãos. Coragem! Esta é a palavra que poderia resumir maravilhosamente este evangelho de hoje não é mesmo, mas por quê?
Neste evangelho, nosso Mestre consola e ensina as multidões indo ao seu socorro, aos seus fracassos pessoais. Simão e seus companheiros tiveram uma noite tribulada, frustrada por não conseguirem pescar nada, trabalharam e muito na noite anterior, nenhum ganho tiveram. Essa passagem que relata a noite de trabalho e sem ganho de Simão e seus companheiros, pode ser comparada a nossa vida atualmente, que por muitas vezes também é desta maneira.
Nossos esforços para conseguir isto e aquilo, conseguir um melhor emprego, possuir uma situação de vida melhor para sustentar nossas famílias ou sendo mais produtivos em nossos afazeres para melhor reconhecimento pessoal, e então não conquistamos nossos sonhos e permanecemos na mesma situação, tudo parece ser um regresso de nossa vida, pois nunca vamos para frente.
            Ao nos depararmos com a nossa regressão, com o fato de não conquistarmos o que desejamos, nosso ânimo pode começar a diminuir, transformando nossas emoções em frustações, tristeza, depressão. Quando essas frustações começam a tomar o centro de nossas vidas, sentimentos negativos começam a ser gerados dentro de nós. Com o surgimento da depressão, nossa vida começa a andar para trás, perde seu sentido, as coisas se tornam motivos para chorar, para desistir de tudo.
            Antes mesmo destes sentimentos começarem a tomar conta de nós, devemos persistir, não estacionar naquilo que não deu certo em nossa vida. Pois Jesus, vendo o que estava no coração daqueles pescadores, disse a eles, e hoje também diz a nós, “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5, 4). Senhor, que loucura é essa, batalhei tanto e minha vida é um fracasso, como queres que eu vá novamente, quer que eu me afunde de uma vez por todas? Avança, essa é resposta do Senhor para essa nossa pergunta.
‘Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas em atenção à tua palavra, vou lançar as redes’ (Lc 5, 5)
Em atenção às palavras de Jesus, Simão persistiu e obedeceu à ordem do Mestre, e sim, toda a sua frustação se acaba ao apanhar os peixes em uma grande quantidade, quantidade da qual quase fez as barcas afundarem, mas principalmente essa frustração se acaba, por saber que quem o fez chegar ao seu destino foi o próprio Mestre. Jesus vê tudo o que sofremos e passamos, é Ele quem nos puxa pela mão, nos olha bem no fundo dos nossos olhos e diz: “Filhinho, avance, persista, tenha coragem, não desista no tombo que você levou, não pare nas frustrações que visitaram sua vida, EU TE AMO, estou sempre contigo! ”
Eis um sinal nesta pesca abundante de Simão, Jesus lhe propõe o seu chamado, a sua vocação. Enxergando este sinal, Simão se jogou aos pés de Jesus e disse-lhe: ‘Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador! ’ (Lc 5, 8). Mas qual foi a reação de Jesus, se afastar daquele pecador? Não.
Deus não se afasta de um homem porque ele é pecador, ao contrário ele se aproxima mais e mais. Assim aconteceu quando Simão falou para Jesus se afastar, ele chegou mais próximo dele e o animou, o tranquilizou com as seguintes palavras: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens” (Lc 5, 10)
Apesar da condição de pescador, Simão e seus companheiros foram convidados a confiar na Palavra e a ser multiplicadores dessa mesma palavra cujo nome lhe fez obter pescarias abundantes, não apenas de peixes, mas também de homens.
“E, atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram” (Lc 5, 11)
Coragem, repito novamente, coragem. Hoje o Senhor nos convida a sermos pescadores de homens, mas muitas vezes não temos ganhos com isso, parece que evangelizamos para o vento, mas Deus nos conforta e nos chama a persistir, pois aquele que escuta a palavra do Senhor, terá pescas abundantes. Tenhamos coragem de largar tudo e seguir a Deus, toda nossa vaidade, nosso comodismo, nosso desejo material, para desejar apenas receber o Reino dos Céus.

Desde o ventre da minha mãe
Já me conhecia
Antes que eu nascesse
Jesus me escolheu
Hoje a minha vida
É para o seu louvor
Sigo anunciando o seu eterno amor
Aonde mandar eu irei
Seu amor eu não posso ocultar
Quero anunciar para o mundo ouvir
Que Jesus é o nosso Salvador.
Grato eu estou Senhor
Porque me confiaste
A missão de proclamar o seu eterno amor
Mesmo sendo tão pequeno
Me deste autoridade
De em seu nome anunciar
A paz e a liberdade
Aonde mandar eu irei
Seu amor eu não posso ocultar
Quero anunciar para o mundo ouvir
Que Jesus é o nosso Salvador.

(Adriana Arydes – Nossa Missão)

Comentários