Desafios da juventude missionária

(Por Patrícia Lima)

Boa tarde, amados!
Vamos dando continuidade ao  nosso mês missionário e assim falaremos sobre os desafios de da Juventude Missionária.
Essa Juventude Missionária é o fruto da Infância e Adolescência Missionária. Porém, se na Infância há desafios, na Juventude, eles não faltam.
Muitos são os desafios enfrentados pelo missionário. Estarei relatando alguns para que assim, você possa já estar ciente do quão esse chamado se torna tão belo:
·                    O desafio de ser missionário é assumir a missão no dia a dia. Missão essa de levar a Boa Nova de Jesus Cristo. Engana-se quem parte para missão e espera somente a novidade, o diferente. O encontro com o Deus da Vida através do irmão se dá na maior parte do tempo na dureza da rotina diária.
·                    Outro desafio é ter coragem de dividir o tempo com os outros. Levando a paz e pregando o amor de Deus nas mais diferentes culturas, onde quer que seja ou precise. É preciso estar disposto a ir onde há necessidade de alguém que ofereça seus dons e sua vida ao serviço dos mais necessitados.
·                    É ter o coração sempre cheio de amor a Deus e aos irmãos. Aquele que não se enche dessa graça dada pelo amor de Deus não tem como pregar o Reino para os seus irmãos e irmãs. É dar-se totalmente pelo Reino de Deus!
·                    E a maior prova de ser um missionário: Desprender-se de tudo e de todos, de todas as seguranças e viver somente para o Reino e para o seu anúncio. RENUNCIAR!
Toda missão verdadeira começa dentro de nós, do nosso relacionamento com Deus, do nosso amor com Deus, da nossa intimidade com Ele. É por isso que Santo Agostinho diz: “Senhor, eu te procurei tão longe e não te encontrei, vim te encontrar aqui mesmo, dentro de mim”.
Meus irmãos e irmãs, essa preparação interior é indispensável, porque se não encontramos Deus dentro de nós, não teremos o que oferecer ao outro. E tudo isso só nos acontece quando temos o Espírito Santo como companheiro, já que a graça de anunciar o Evangelho aos nossos irmãos é Ele quem faz.
Assim, ser missionário é antes de tudo, renunciar suas vontades de ficar onde estar; renunciar seus sonhos e projetos para deixar que Deus conduza seus caminhos. Já parou para pensar, a mudança que aconteceu em sua vida depois que Deus entrou? E que essas mudanças podem acontecer em outras vidas, a partir do seu sim? Alguém um dia abdicou de algo pessoal para levar Deus até você, quem sabe dessa vez, você ser quem vai abdicar de algo seu para levar Deus aos outros?

Subo ao altar de Deus que é a alegria da minha juventude
Subo silenciosamente
Com o coração alegre e cheio de temor
Pois sei onde o Senhor me levará
Onde estaria eu se não fosse teu amor, Senhor
Como seria feliz se não fizesse o que me manda o meu Senhor
Torna–me um consagrado por amor
Ouvi a tua voz por isso estou aqui
Senti o teu chamado então me decidi
E me lanço me entrego nos braços do teu amor
Pois nesse amor quero permanecer
O teu amor me queima sem me consumir
O teu amor é um mar de águas impetuosas
E voltas e voltas, e voltas do teu amor
Pois nesse amor quero me consumir
Faz-me sentir o teu amor
Faz-me sentir a tua presença
Quero ficar diante de Ti, Senhor
Para sempre....
Ouvi a tua voz por isso estou aqui
Senti o teu chamado então me decidi
E me lanço me entrego nos braços do teu amor
Pois nesse amor quero permanecer
O teu amor me queima sem me consumir
O teu amor é um mar de águas impetuosas
E voltas e voltas, e voltas do teu amor
Pois nesse amor quero me permanecer

(Alegria da Minha Juventude – Toca de Assis)

Comentários