Missão e suas dificuldades: do Brasil ao exterior


(Agenor Ferraz)

Boa tarde, amados! Como vocês estão? Espero que todos bem, que a graça de Deus, esteja sempre nas nossas vidas, sobretudo, em nossos corações e que Maria, Mãe do Perpétuo Socorro, possa sempre interceder diante das nossas dificuldades. Já falou com Jesus hoje? É de extrema importância a nossa lectio diária, o contato com Jesus sempre nos faz mais fortes. Por que digo isso agora? Porque o nosso tema hoje é sobre os Missionários que estão fora do país, imagina, está longe de tudo o que você conhece, até do seu idioma, como deve ser difícil? Por mais que tenhamos a grande vontade de ajudar as pessoas, de ir onde a missão nos chama, e este que vos fala tem muito essa sede, o nosso lado humano em algum momento pesa, faz com que sintamos saudades e até vontade de deixar tudo e voltar para casa. É nesses momentos de dificuldade que entra a nossa vida de oração, precisamos rezar mesmo quando não temos vontade e até mesmo quando não conseguimos entender o que está acontecendo. Quando alimentamos o nosso espírito, a nossa carne consegue ser dominada.
Acho que se faz necessário relembrar um pouquinho sobre o que é um missionário, não é verdade? São pessoas, como eu e você, que são vocacionadas por Deus para espalhar o seu evangelho e difundir a imagem de Jesus Cristo por todo o mundo. Vocação significa, chamado de Deus, então, quando digo que são pessoas vocacionadas é que são pessoas chamadas. Muitas vezes, quando vemos figuras de grandes missionários somos capazes de dizer que jamais chegaremos lá. O que muitas vezes deixamos de lado, é que Deus não chama aqueles que estão prontos, mas, torna capaz todos aqueles que Ele chama. Deus não chama os vistos como fortes, os santos, igreja é hospital, está aqui para os doentes, e assim somos nós. Essas pessoas que vemos na televisão tem, na maioria das vezes as mais duras histórias de vida e conversão. Dentro de sua particularidade, lutam diariamente através da oração para se manterem de pé e continuar caminhando.
Como falei lá em cima, o nosso texto de hoje viria falar um pouco sobre as frentes missionárias católicas que estão no exterior. Sair do país, para abrir uma casa de missão em um lugar completamente desconhecido é no mínimo uma loucura. Como diz o meu pai fundador, Robson da Costa, ser de Jesus é uma loucura, é coisa de doido.
Como sou da Renovação Carismática, sobretudo de uma Comunidade Católica, meu espaço de conhecimento sobre esse tema de missões no exterior são das comunidades. Há no continente africano, segundo fontes e também se não me falha a memória em torno de 14 casas de missão da Comunidade Católica Obra de Maria. Também na Europa temos a Comunidade Católica Shalom e, irá abrir, também na África, a sua primeira casa de missão no exterior, a Comunidade Católica Boa Nova. Quando vemos e ouvimos falar sobre essas casas de missão fora, nos perguntamos como é que conseguiram chegar lá. Certamente a resposta é clara e direta, quando nós entregamos a nossa vida a Deus, e vamos viver aquilo que Ele nos chama, o Pai pode nos levar a locais inimagináveis, a alcançar coisas que o nosso coração humano nunca sonhou.
Precisamos, dentro das nossas limitações, começar a acreditar naquilo que a mão poderosa de Deus pode fazer, se deixar levar pela providência, que é gorda e obesa e nada falta. Quando entramos nas comunidades, conseguimos ver com os olhos humanos e entender no íntimo de nosso coração o quão generoso e grande é o nosso Deus.
Santa Tarde e resto de semana a todos. Rezem pelos Minions Católicos, a sua oração é o que nos sustenta.


Comentários