Os Sete Sacramentos


Lívia Pereira

Queridos irmãos e irmãos a paz de Jesus e o amor de Maria esteja com todos vocês!!!
Hoje estudaremos um pouquinho sobre os sete Sacramentos, que são sinais da presença de Deus em nossa vida.
E quais são esses sinais? Os Sacramentos são divididos em três grupos: Sacramentos da Iniciação, Sacramentos da Cura e Sacramentos da comunhão e do envio.
Os Sacramentos da iniciação são os que introduzem o cristão na fé católica e são eles: o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia.
Os Sacramentos da cura são os que nos proporcionam uma restauração tanto do corpo como da alma, são os Sacramentos da Reconciliação, ou Confissão e a Unção dos Enfermos.
Os Sacramentos da comunhão e do envio são os que nos colocam a serviço do outro, são eles a Ordem e o Matrimônio.
Iniciemos pelo Sacramento do Batismo.
O Sacramento do Batismo é o que nos introduz a Igreja, é a porta de entrada para a fé católica, é pelo Batismo que nos tornamos Filhos(as) de Deus, e nos abre a porta dos céus.
A Igreja Católica conserva a tradição de batizar as crianças para que cresçam na graça e no amor de Deus, desde que os pais assim o queiram. É recomendado que se chama para padrinhos, pessoas que professem a fé católica, e sendo casa, que sejam casados na Igreja, para que possam educar a criança, na fé em que a estão batizando.
O Batismo foi instituído por Jesus Cristo, que nos mandou batizar em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e assim, joga-se a água benta na cabeça do batizando por três vezes.
A pessoa que normalmente celebra o Batismo é o Bispo, presbítero ou diácono, porém, existe uma exceção, quando a criança nasce com risco eminente de morte, visto ser uma emergência qualquer pessoa pode batizá-la, jogando a água por três vezes em sua cabeça, e proclamando a fórmula, eu te batizo em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas se a criança por ventura sobreviver, os pais deverão procurar sua paróquia para concluir as outras etapas do batizado.
Portanto, é pelo Batismo que nos tornamos filhos(as), e a partir do Batismo que Deus nos chama pelo nome, e proclama que somos totalmente dEle.

Sacramento da Confirmação

O Sacramento da Confirmação ou da Crisma, é o sacramento que completa o Batismo, é por ele que o jovem confirma sua fé católica, declarada pelos pais, no momento do batismo.
No dia em que recebemos o Sacramento da Confirmação, o Bispo impõe sobre nós as suas mãos rezando para que o Espírito Santo permaneça sempre conosco, e unge a nossa testa com o óleo do Crisma, que é abençoado na Missa dos Santos Óleos, que acontece uma vez por ano, na Semana Santa, sendo conhecida também, como missa da unidade, pois todas as paróquias de cada (arqui)diocese se reúnem para celebrarem juntas.
A pessoa que irá receber o Sacramento da Confirmação deverá se preparar para tal, e escolherá uma pessoa para ser seu padrinho ou madrinha.

Sacramento da Eucaristia

O Sacramento da Eucaristia é o Sacramento que nos alimenta com o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, este Sacramento foi instituído por Jesus durante a última ceia, para que pudéssemos ter força e sustento na caminhada.
Este é o Sacramento base de nossa Igreja, é por ele que existe a comunhão cristã e faz a Igreja se tornar Igreja.

Sacramento da Penitência ou da Reconciliação

Este é o Sacramento de cura para a nossa alma, é por ele que nos reconciliamos com Deus, pedimos perdão por nossas faltas e nos livramos de todo o nosso pecado, desde que confessemos arrependidos de tê-los cometido.
Esse Sacramento por ser oferecido apenas pelos presbíteros, bispos ou pelo papa.
Jesus instituiu esse Sacramento logo depois de sua ressurreição, quando apareceu aos apóstolos e lhes disse “a quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados, a quem não o perdoardes, eles não serão perdoados.”.
Uma boa confissão exige um exame de consciência bem feito, portanto, o faça como preparação, antes de procurar o sacerdote para se confessar.

Sacramento da Unção dos Enfermos

Jesus durante sua vida na terra curou muitos doentes, revelando assim o amor sem limites de Deus por nós.
A Unção dos Enfermos pode ser recebida por várias vezes em nossa vida, durante uma grave doença, ou antes de uma cirurgia complicada, este Sacramento une profundamente o doente a Jesus Cristo, o colocando em estado de graça, para que consiga passar por esse momento de lutas corporais e materiais.
Este Sacramento pode ser ministrado por presbíteros, bispos ou Papa.

Sacramento da Ordem

O Sacerdote ao ser ordenado recebe a missão de servir a Deus e ao próximo, é um Sacramento que não é utilizado em benefício próprio, a não ser a Consagração da Eucarístia.
Um padre não pode atender sua própria confissão, nem se dar a unção dos enfermos, se batizar ou se crismar, portanto, é um Sacramento de serviço, de envio.
Esse Sacramento possui três graus, Bispo (episcopado), presbítero (presbiterato) e Diácono (diaconado).
Este Sacramento é presidido pelo Bispo ou pelo Papa.

Sacramento do Matrimônio

Assim como o Sacramento da Ordem, o Sacramento do Matrimônio também é de serviço, você não o recebe para si mesmo, e sim para o outro, para seu esposo(a), sua família.
Esse Sacramento é indissolúvel porque representa para nós o amor incondicional de Deus, é o amor em sua essência, você se entrega ao outro sem reservas, também por nos mostrar a fidelidade de Deus para conosco, assim como do marido e a da mulher, e por fim, por representar a entrega de Jesus à Igreja, obedecendo até a morte, e morte de Cruz.
Esse Sacramento é celebrado pelos noivos e assistido por um sacerdote, bispo ou papa.

Espero que tenham aprendido um pouquinho mais sobre os Sete Sacramentos, e para um aprofundamento maior, estudem o catecismo da Igreja Católica, ou o Youcat, que é o catecismo para jovens, com um linguagem bem fácil de compreender.
Que tenhamos consciência e saibamos os valores dessas sete graças que Jesus nos deixou, e mostremos a todos que pela força que recebemos de Deus vale muito a pena estar engajados na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Fiquem com Deus!
Um Santo e Abençoado final de semana.

Comentários