Reflexão – Lc 11, 47-54

(Por Agenor Ferraz e Mariana Neves)

“Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar” (Lc 11, 52)

Bom dia, amados! Que a benção de Deus, criador do mundo e todo poderoso possa descer sobre os nossos corações, e que a intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida possa estar sempre a frente das nossas vidas. E aí, foram à missa ontem? Espero que sim. É importante lembrar que a missa de ontem foi preceito católico. Essas missas são aquelas que nós somos “obrigados” a ir, pois a ausência nelas causa em nós pecado mortal. Para os que não foram porque não sabiam, fiquem tranquilos, quando a gente não tem consciência não tem  pecado, aos que sabiam e não foram por motivo justificável, também  não há problema. Agora você, que sabia e não foi porque não quis, ou por preguiça… Fica tranquilo também, Deus é misericordioso, não se conforte nisso, apenas procure se confessar durante a semana e leve como propósito sempre ir a missa, e tá tudo certo.
Nada melhor que começar o dia conversando com o nosso Senhor, já deu uma olhada na liturgia de hoje? Pega sua bíblia, chega mais pertinho de Jesus e do seu Sagrado Coração.
Na primeira leitura de hoje, o apóstolo Paulo de Tarso escreve uma carta ao povo de Efésios. Paulo ficou conhecido na bíblia pelas suas cartas, que escreveu a vários povos. Essa carta ela tem  um cunho muito especial. Não que seja melhor que as outras, mas ela é diferente. Ela é uma das cartas que chamamos de Epístolas de Prisão, são cartas que tem mais uma visão espiritual, onde a inspiração brota do Espirito Santo no coração de Paulo.
Nessa carta, Paulo vem  nos dizer uma verdade, nós, eu e você, fomos escolhidos antes da fundação do mundo para que tenhamos a nossa vida em santidade diante de Deus, tudo, por amor a Ele. Uma pessoa que exerceu isso com maestria em sua vida aqui na terra foi Santa Teresa de Calcutá, viveu toda sua vida, buscando a santidade, e mesmo nos momentos mais difíceis tudo por amor a Deus. Nesse primeiro ponto, queria te chamar a refletir sobre como tenho sido santo, independentemente do lugar. Muita gente hoje faz isso, tenta “viver a santidade” sem saber por que está fazendo isso, quando devemos fazê-lo por amor, nem mesmo pela salvação, apenas por amor, desinteressado, assim como Jesus fez na cruz, amou. E através de Jesus, do amor, Deus nos fez seus filhos adotivos, tudo segundo a sua vontade. Paulo ainda vem dizer que pelo sangue obtivemos a redenção dos nossos pecados, isto que foi uma riqueza da graça de Deus, que Ele derramou com abundância sobre nós. Ou seja, em outras palavras, Deus derramou  um caminhão de misericórdia sobre nós, e a única coisa que eu vou te perguntar aqui é como está a sua reconciliação com Jesus? Você tem se confessado? Não economize na confissão, você não economiza no pecado, então, nunca desista, deixe ser lavado pela misericórdia. “Não mereço, me envergonho, mas entrei em teu Santuário” Entre no coração de Jesus, o pecado não afasta Deus de você, mas lhe afasta dele.
Por fim, derramou sobre nós, também com abundância inteligência e sabedoria para que possamos levar o nosso tempo a alcançar a plenitude. Plenitude essa, que é nada mais nada menos que levar o mundo a conhecer Cristo. Para que Ele seja o único norte que tenhamos em nossos corações.
No capítulo 11, São Lucas narra o momento em que Jesus censura os doutores da Lei. No trecho do evangelho de hoje, especificamente, Jesus fala sobre os profetas que foram perseguidos ou mortos no passado e que tais obras eram aprovadas pelos doutores da Lei. Jesus ainda afirma que serão pedidas as contas por causa de todo o sangue dos profetas derramados. Um pouco mais a frente, Jesus exorta aos doutores da Lei: “Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entram” (Lc 11, 52b). E o que podemos compreender sobre essas palavras?
Por pregar a verdadeira vida, o Reino de Deus é perseguido de todas as formas pelo mundo, que só prega a morte. Todo o ensinamento que recebemos de Deus através dos tempos é rejeitado pelo mundo. A santidade a qual nós somos chamados, e que é descrita na primeira leitura de hoje, é motivo de perseguição e de morte. Temos muitos “mestres da Lei” que receberam todo esse ensinamento e mesmo assim não buscam viver conforme o que Deus pede e ainda não permite que outros cheguem até o caminho que leva a santidade.
Fiquemos atentos! Que Jesus seja o centro de nossas vidas e com Ele, por Ele e para Ele busquemos viver.
Santo dia para vocês!


Comentários