Evangelho - Lc 19, 45-48



“Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. (Lc 19, 46)

Olá, tops! Bom dia, como estão? O Evangelho de hoje vem nos mostrar a passagem em que Jesus expulsa os comerciantes do Templo. Naquela época era comum na festa da Páscoa que as pessoas do mundo inteiro viajassem para Jerusalém, a festa da Páscoa na época se comemorava devido a saída dos Judeus da escravidão no Egito.
Para facilitar o comércio, os líderes religiosos permitiam que os cambistas e comerciantes montassem suas barracas perto da entrada do templo, o que era bem lucrativo.
Podemos notar que Jesus fica indignado com isso, não enraivecido até porque Jesus seria incapaz de se enraivecer, mas Ele fica indignado com a situação já que estavam fazendo da casa do Pai um lugar de comércio. Jesus faz um chicote de cordas e expulsa todos os comerciantes do templo.
O que Jesus fez nessa passagem não é algo cruel ou injusto, foi apenas uma demonstração de justiça. Ele tinha muitos motivos para dizer que os comerciantes eram gananciosos já que nessa festa era muito comum os comerciantes extorquir dinheiro dos pobres, muitas pessoas faziam sacrifício de animais e alguns não podiam levar o seu próprio animal, então alguns comerciantes aproveitavam disso.
Jesus quer que façamos da sua casa, lugar de oração.
Mas e hoje, será que esse Evangelho se encaixa em nosso meio? Será que estamos fazendo das nossas Paróquias e capelas lugares de oração?
Muitas vezes esta cena ainda se repete nos dias de festa de nossos padroeiros, onde muitas das pessoas se esquecem que o que importa mesmo é o que vem do coração. Não é errado comprar, até porque muitas das vezes quando compramos algo nas casas Paroquiais e nas lojas de nossas Paróquias acabamos ajudando a nossa paróquia nas suas despesas. Mas por que vamos em festas de padroeiro? Para agradecer e orar, ou para fazer da casa do Pai um lugar de comércio?
Tops, Paz e bem!

Querido Deus, peço para que tire do meu coração todo egoísmo e toda a hipocrisia, que eu possa ser digna do teu amor e que saiba respeitar a sua morada, o seu templo, que eu seja capaz de ser digna para ser sua Morada!
Amém!

(L. R - Minions Católicos)

Comentários