Sacrosanctum Concilium - Os outros Sacramentos e os Sacramentais



“Os sacramentos da Nova Lei foram instituídos por Cristo e são em número de sete, a saber: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio. Os sete sacramentos têm a ver com todas as fases e momentos importantes da vida do cristão: conferem nascimento e crescimento, cura e missão à fé dos cristãos. Existe uma certa semelhança entre as fases da vida natural e as da vida espiritual. (CIC, 1210)

Boa tarde amados, a Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam em vossos corações.
Hoje iremos aprender um pouco mais sobre os Sacramentos e Sacramentais. Mas essas palavras não são sinônimas? Não, aprenderemos qual a diferença de ambas palavras.
Os Sacramentos são destinados à santificação do homem, o Corpo de Cristo. Embora sejam sinais, eles possuem uma função muito maior, uma função também de ensinar, instruir e fortificar a fé dos fiéis. Conferindo certa graça, sua celebração prepara os fiéis para receberem tal graça, a favor do louvor do Altíssimo. Por este motivo, é de suma importância que os fiéis compreendam facilmente seus sinais Sacramentais e recebam com maior frequência possível os Sacramentos.
A Liturgia dos Sacramentos possui a possibilidade de todos os atos da vida pela graça que dimana na Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Com o tempo foram se introduzindo nos rituais do Sacramentos, elementos que não permitiam ver claramente seus significados, portanto foi necessário realizar algumas adaptações ao nosso tempo, onde o Sagrado Concílio decretou as seguintes ordens à sua revisão.
Porque, na administração dos Sacramentos e dos Sacramentais, com certa frequência pode ser muito útil para o povo o uso da língua vernácula, dê-se-lhe maior importância segundo as normas seguintes:
a) Na administração dos Sacramentos e dos Sacramentais pode usar-se a língua vernácula, conforme o art. 36;
b) A competente autoridade eclesiástica territorial, a que se refere o art. 22 § 2 desta Constituição, prepare o mais depressa possível, com base na nova edição do Ritual Romano, os Rituais particulares, adaptados às necessidades de cada uma das regiões, também quanto à língua. Procure-se que sejam postos em vigor nas respectivas regiões depois de aprovados pela Sé Apostólica. Na composição destes Rituais ou especiais “Coleções de ritos” não devem omitir-se as instruções que o Ritual Romano coloca no início de cada rito, quer sejam de carácter pastoral, quer digam respeito às rubricas, quer tenham especial importância sob o ponto de vista social.

No rito do Batismo dos fiéis adultos, foi revisto um rito simples e solene, estando inserido no Missal Romano a Missa própria para este batismo. No rito do Batismo infantil, foi revisto um rito que se adaptasse à realidade infantil. Colocando em evidência as reais funções na Missa dos pais e padrinhos. Em terras de missão onde os fiéis estão em real perigo de morte, o rito do Batismo pode ser adaptado para um rito mais breve, podendo ser celebrado pelos catequistas, caso haja ausência de sacerdotes e diáconos. Fora do Tempo Pascal, a água batismal pode ser abençoada no próprio rito do Batismo com as devidas orações.

O Rito da Confirmação foi revisto para se manifestar mais claramente a íntima união com o Sacramento da Confirmação; por esta razão é necessário que as promessas batismais sejam precedidas à recepção do Sacramento. Este rito pode ser realizado durante a Santa Missa, onde ao ser realizado fora, deve conter uma haver uma fórmula própria para servir de introdução.

O Rito da Penitência foi revisto a exprimir mais claramente a sua natureza e efeito do Sacramento.

O Rito da Unção dos Enfermos, ou Extrema Unção, não é um Sacramentos do qual as pessoas recebem apenas quando está em seus últimos minutos de vida. Este Sacramento é dirigido para aquelas pessoas em que estão em perigo de morte por doença ou velhice. Este rito é administrado aos enfermos depois da confissão e antes da recepção do Viático (sacramento da comunhão ministrado em casa aos enfermos impossibilitados de sair ou aos moribundos). Este rito foi revisto para um rito que melhor corresponda às diversas condições dos enfermos que recebem este sacramento.

Quanto ao Rito da Ordenação, foram revistos as cerimônias e os textos, podendo os mesmos, serem feitos em língua vernácula. Na Sagração Episcopal, todos os Bispos presentes podem impor as mãos.

O Rito do Matrimônio encontrado no Missal Romano, foi revisto para enriquecer seu significado de graças, sublinhando os melhores deveres dos noivos. Se em algumas regiões, é celebrado o matrimônio com outros ritos em louvor a Deus, é desejo veemente do Sagrado Concílio que estes sejam conservador. Deve ser celebrado usualmente o Rito do Matrimônio na Santa Missa após as leituras, o evangelho e a homilia, antes das orações dos fiéis. A benção dos esposos em uma obrigação mútua de fidelidade pode ser feita em língua vernácula. Se o rito for celebrado sem Missa, deve-se ler ao princípio do rito a Epístola e o evangelho da “Missa dos Esposos”, dando-se por fim a benção nupcial.

(Para saber mais sobre os sete sacramentos, clique aqui para ler o texto que o Blog preparou para vocês.)

A Santa Igreja instituiu também os Sacramentais. As ações sacramentais, ou simplesmente os sacramentais, não são os sacramentos, como os sete citados anteriormente. Os sacramentais são ações litúrgicas que têm como finalidade lembrar os sacramentos e santificar alguns momentos de nossa vida. Os Sacramentais foram revistos tendo em conta a participação consciente, ativa e fácil dos fiéis, bem como as necessidades do nosso tempo.
Os Sacramentais, são as ações realizadas pelos fiéis que nos fazem lembrar dos Sacramentos, ou seja, são ações derivadas propriamente dos sacramentos que nos santificam em determinados momentos, podendo ser realizada várias vezes em nosso dia a dia.
Os mais importantes sacramentais são os seguintes:
- Sinal da Cruz com água benta;
- Genuflexão diante o Santíssimo Sacramento;
- Adoração eucarística;
- Aspersão com água benta;
- Benção e procissão com velas;
- Benção de objetos: imagens, terços, casas...
- Imposição das cinzas;
- Lava-pés;
- Reza comunitária do terço;
- Procissões do círio e das festas.
  
O rito das Exéquias exprime de modo evidente o sentido pascal da morte cristã, e deve adaptar-se melhor às situações e tradições das várias regiões, também na cor litúrgica.
O rito da sepultura das crianças será revisto e dotado de uma Missa própria.

(B. F - Minions Católicos)

Comentários