“Os sacramentos da Nova Lei foram instituídos por Cristo e são em
número de sete, a saber: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência,
a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio. Os sete sacramentos têm a ver com
todas as fases e momentos importantes da vida do cristão: conferem nascimento e
crescimento, cura e missão à fé dos cristãos. Existe uma certa semelhança entre
as fases da vida natural e as da vida espiritual. (CIC, 1210)
Boa tarde amados, a Paz
de Jesus e o Amor de Maria estejam em vossos corações.
Hoje iremos aprender um
pouco mais sobre os Sacramentos e Sacramentais. Mas essas palavras não são sinônimas?
Não, aprenderemos qual a diferença de ambas palavras.
Os Sacramentos são destinados à
santificação do homem, o Corpo de Cristo. Embora sejam sinais, eles possuem uma
função muito maior, uma função também de ensinar, instruir e fortificar a fé
dos fiéis. Conferindo certa graça, sua celebração prepara os fiéis para
receberem tal graça, a favor do louvor do Altíssimo. Por este motivo, é de suma
importância que os fiéis compreendam facilmente seus sinais Sacramentais e
recebam com maior frequência possível os Sacramentos.
A Liturgia dos
Sacramentos possui a possibilidade de todos os atos da vida pela graça que
dimana na Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Com o tempo foram se
introduzindo nos rituais do Sacramentos, elementos que não permitiam ver
claramente seus significados, portanto foi necessário realizar algumas
adaptações ao nosso tempo, onde o Sagrado Concílio decretou as seguintes ordens
à sua revisão.
Porque,
na administração dos Sacramentos e dos Sacramentais, com certa frequência pode
ser muito útil para o povo o uso da língua vernácula, dê-se-lhe maior
importância segundo as normas seguintes:
a)
Na administração dos Sacramentos e dos Sacramentais pode usar-se a língua
vernácula, conforme o art. 36;
b)
A competente autoridade eclesiástica territorial, a que se refere o art. 22 § 2
desta Constituição, prepare o mais depressa possível, com base na nova edição
do Ritual Romano, os Rituais particulares, adaptados às necessidades de cada
uma das regiões, também quanto à língua. Procure-se que sejam postos em vigor
nas respectivas regiões depois de aprovados pela Sé Apostólica. Na composição
destes Rituais ou especiais “Coleções de ritos” não devem omitir-se as
instruções que o Ritual Romano coloca no início de cada rito, quer sejam de
carácter pastoral, quer digam respeito às rubricas, quer tenham especial
importância sob o ponto de vista social.
No rito do Batismo dos
fiéis adultos, foi revisto um rito simples e solene, estando inserido no Missal
Romano a Missa própria para este batismo. No rito do Batismo infantil, foi
revisto um rito que se adaptasse à realidade infantil. Colocando em evidência
as reais funções na Missa dos pais e padrinhos. Em terras de missão onde os
fiéis estão em real perigo de morte, o rito do Batismo pode ser adaptado para
um rito mais breve, podendo ser celebrado pelos catequistas, caso haja ausência
de sacerdotes e diáconos. Fora do Tempo Pascal, a água batismal pode ser
abençoada no próprio rito do Batismo com as devidas orações.
O Rito da Confirmação foi
revisto para se manifestar mais claramente a íntima união com o Sacramento da
Confirmação; por esta razão é necessário que as promessas batismais sejam
precedidas à recepção do Sacramento. Este rito pode ser realizado durante a Santa
Missa, onde ao ser realizado fora, deve conter uma haver uma fórmula própria
para servir de introdução.
O Rito da Penitência foi
revisto a exprimir mais claramente a sua natureza e efeito do Sacramento.
O Rito da Unção dos
Enfermos, ou Extrema Unção, não é um Sacramentos do qual as pessoas recebem
apenas quando está em seus últimos minutos de vida. Este Sacramento é dirigido
para aquelas pessoas em que estão em perigo de morte por doença ou velhice.
Este rito é administrado aos enfermos depois da confissão e antes da recepção do
Viático (sacramento da comunhão ministrado em
casa aos enfermos impossibilitados de sair ou aos moribundos).
Este rito foi revisto para um rito que melhor corresponda às diversas condições
dos enfermos que recebem este sacramento.
Quanto ao Rito da
Ordenação, foram revistos as cerimônias e os textos, podendo os mesmos, serem
feitos em língua vernácula. Na Sagração Episcopal, todos os Bispos presentes
podem impor as mãos.
O Rito do Matrimônio
encontrado no Missal Romano, foi revisto para enriquecer seu significado de
graças, sublinhando os melhores deveres dos noivos. Se em algumas regiões, é
celebrado o matrimônio com outros ritos em louvor a Deus, é desejo veemente do
Sagrado Concílio que estes sejam conservador. Deve ser celebrado usualmente o
Rito do Matrimônio na Santa Missa após as leituras, o evangelho e a homilia,
antes das orações dos fiéis. A benção dos esposos em uma obrigação mútua de
fidelidade pode ser feita em língua vernácula. Se o rito for celebrado sem
Missa, deve-se ler ao princípio do rito a Epístola e o evangelho da “Missa dos Esposos”, dando-se por fim a
benção nupcial.
(Para
saber mais sobre os sete sacramentos, clique aqui para ler o texto que o Blog
preparou para vocês.)
A Santa Igreja instituiu
também os Sacramentais. As ações sacramentais, ou simplesmente os sacramentais,
não são os sacramentos, como os sete citados anteriormente. Os sacramentais são
ações litúrgicas que têm como finalidade lembrar os sacramentos e santificar alguns
momentos de nossa vida. Os Sacramentais foram revistos tendo em conta a
participação consciente, ativa e fácil dos fiéis, bem como as necessidades do
nosso tempo.
Os Sacramentais, são as
ações realizadas pelos fiéis que nos fazem lembrar dos Sacramentos, ou seja,
são ações derivadas propriamente dos sacramentos que nos santificam em
determinados momentos, podendo ser realizada várias vezes em nosso dia a dia.
Os mais importantes
sacramentais são os seguintes:
- Sinal da Cruz com água
benta;
- Genuflexão diante o
Santíssimo Sacramento;
- Adoração eucarística;
- Aspersão com água
benta;
- Benção e procissão com
velas;
- Benção de objetos:
imagens, terços, casas...
- Imposição das cinzas;
- Lava-pés;
- Reza comunitária do
terço;
- Procissões do círio e
das festas.
O rito das Exéquias exprime
de modo evidente o sentido pascal da morte cristã, e deve adaptar-se melhor às
situações e tradições das várias regiões, também na cor litúrgica.
O rito da sepultura das
crianças será revisto e dotado de uma Missa própria.
(B. F - Minions Católicos)
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