A terceira vela do Advento


Estamos no tempo litúrgico do advento, para melhor viver e entender esse tempo o blog traz os significados de objetos utilizados nesse período. Ontem foi falado da segunda vela da coroa do advento, hoje falaremos sobre a terceira vela. A vela rosa tem três significados, o primeiro deles é que ela indica a aproximação da chegada de Jesus, nos convidando à alegria e ao jubilo. A cor rosa indica justamente o Domingo da Alegria ou Domingo Gaudette, onde nosso coração transborda pela chegada próxima do Senhor, lembrando também a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.
O segundo significado é o testemunho de Maria que vive servindo e ajudando ao próximo. Na sexta-feira anterior a esse Domingo é a Festa da Virgem de Guadalupe, e precisamente a liturgia do Advento nos convida a recordar a figura de Maria, que se prepara para ser a Mãe de Jesus e que, além disso, está disposta a ajudar e a servir a todos os que necessitam.
O terceiro é a presença de Jesus nos sacramentos. De acordo com o Catecismo da Igreja os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados a Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis sob os quais os sacramentos são celebrados significam e realizam as graças próprias de cada sacramento. Produzem frutos naqueles que os recebem com as disposições exigidas (CIC§ 1131).
São sete os sacramentos que temos na Igreja, o primeiro é o batismo que é o nascimento do cristão para a vida em Cristo. A Igreja reunida celebra o momento inicial de nossa experiência como dependentes de Deus, filhos de Deus. A confirmação ou crisma é o sacramento do cristão que está pouco a pouco amadurecendo na fé. É a força de Deus agindo em nós, e essa força é o Espírito Santo. Eucaristia é o próprio Deus se repartindo como pão, na doação de Jesus. É o corpo de Cristo que alimenta plenamente nossa vida. Penitencia ou confissão é o sinal visível do perdão de Deus que é fruto de seu grande amor com a humanidade. É a conversão do coração, é a mudança de vida no que ela tem de mais profundo. É a reconciliação com Deus e com os irmãos. Unção dos enfermos é o sacramento que ajuda o doente e seus familiares a descobrir a paz. É um fortalecimento espiritual para o doente que pode acarretar na cura da doença. Ordem é o sacramento onde alguém se consagra a Deus para melhor servir os irmãos e a comunidade. Este alguém é o padre, que é tirado do meio do povo e colocado a serviço do povo. E o matrimônio, sacramento do amor, sendo que Deus se faz presente no amor do casal. É Deus quem abençoa e faz nascer o amor do casal.
“Sentado à direita do Pai e derramando o Espírito Santo em seu Corpo que é a Igreja, Cristo age agora pelos sacramentos, instituído por Ele para comunicar sua graça. Os sacramentos são sinais sensíveis (palavras e ações), acessíveis à nossa humanidade atual. Realizam eficazmente a graça que significam em virtude da ação de Cristo e pelo poder do Espírito Santo” (CIC§ 1084).
Na terceira semana do Advento lembremos-nos desses significados e vivamos a alegria da aproximação da chegada do Senhor, tomemos o testemunho de Maria e participemos dos sacramentos.

Deus do amor e da vida, da liberdade e da festa: Fortalece as mãos cansadas e os nossos passos vacilantes, encoraja todos os corações que estão perturbados e cessem a dor e os gemidos. Vem salvar-nos, Senhor!

Derrama sobre nós o teu Espírito para anunciarmos a boa nova aos pobres e prepararmos a tua vinda abrindo caminhos novos de paz e de alegria nos desertos do mundo. Vem salvar-nos, Senhor!

(E. K - Minions Católicos)

Comentários