Evangelho - Mt 2, 13-15.19-23


 “E lhe disse: Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”.

Olá, tops! Bom dia, como vão? No Evangelho de hoje vemos a imagem da Sagrada Família e podemos ver o quanto São José é protetor para com Jesus e Maria. Deus valorizou tanto a família na humanidade que desejou que o seu Filho único viesse e vivesse no seio familiar, uma família simples, sem bens e nem riqueza, mas era uma família cheia de amor.
Maria e José são duas pessoas magníficas na Santa Escritura, são um exemplo a ser seguido, toda família deveria se espelhar no silêncio e compaixão de Maria e no Amor e proteção de José.
É difícil hoje em dia as nossas famílias permanecerem unidas como na época de Jesus, estamos hoje nos importando mais com os bens materiais, riquezas. Estamos valorizando mais as redes sociais e nos esquecendo realmente daquilo que vale a pena.
Hoje já não almoçamos mais juntos, seria falta de tempo? Os diálogos entre as famílias estão quase que extintos e os filhos já quase não respeitam seus pais. Estamos vivendo em uma época onde a família está perdendo seu valor.
Mas hoje, o evangelho vem nos mostrar que nem tudo está perdido, Maria era uma moça na época, e existe relatos de que ela era uma menina de apenas 15 anos, engravidou por obra do Espírito Santo e José ficou com medo e pensou até mesmo em abandoná-la.
Mas será que José aceitou Maria somente por que Deus pediu? Não, José possuía um grande amor para com Maria e queria construir com ela uma família, José cuidou dela durante toda a gestação, cuidou dela após o parto e a ajudou a educar Jesus.
José, pai adotivo de Jesus o criou com muito amor e aqui podemos muitas vezes lembrar dos nossos padrastos que acabam tornando pais para nós. As famílias hoje em dia estão muitas vezes assim, não é mesmo? Os pais acabam se divorciando por muitos motivos, não que esse seja o certo, mas muitas vezes acontece e quando acontece em muitas das vezes temos a benção de encontrarmos padrastos que se tornam realmente pais para nós.
Digo isso porque tenho um padrasto e considero ele como meu pai mesmo, e vejo ele como São José, ele me protegeu do vento frio, me protegeu dos perigos, me abraçou quando eu chorei e levantou muitas vezes na madrugada para me embalar em seus braços.
São José cuidou de Jesus com muito amor e afeto, o ensinou a ser um homem íntegro, o ensinou a trabalhar na carpintaria e o fez uma pessoa de bem. A família na qual Jesus veio serviu de base para que Ele pudesse ser o que Ele se tornou, foi por isso que Deus escolheu Maria e José para serem seus pais, pois sabia que ali Jesus receberia todo o amor que merecia e precisava.
A família é a nossa base, o nosso ponto de partida e o nosso ponto de chegada, é ela quem nos acolhe nos momentos difíceis e nos abraça quando tudo parece desabar.
Vendo Maria e José no evangelho de hoje correndo para outra cidade para proteger Jesus, nos faz ver quantas vezes nossos pais correram conosco para o hospital quando estávamos doentes, nos faz pensar quantas noites em claros nossas mães passaram ao lado do nosso berço velando nosso sono.
Maria, mãe da Igreja. Exemplo de mulher a ser seguida, mãe que acalma e protege, que todas as mães possam ser como Maria, guerreira, que mesmo com todas as dificuldades da época conseguiu cuidar e educar Jesus.
José, pai da Igreja, protetor das famílias. Exemplo a ser seguido, pai que ensina e que acolhe, que todos os pais possam se espelhar em José, batalhador, que com todas as dúvidas se doou ao amor e amou a sua família acima de tudo.
Jesus, filho amado e amoroso, respeitou seus pais até o calvário, se fez humilde para aceitar aos ensinamentos de José, que os filhos sejam como Jesus e que honrem seus pais por toda a vida.

Percebe e entende que os melhores amigos
São aqueles que estão em casa, esperando por ti
Acredita nos momentos mais difíceis da vida
Eles sempre estarão por perto, pois só sabem te amar
E se por acaso a dor chegar, ao teu lado vão estar
Pra te acolher e te amparar
Pois não há nada como um lar

Tua família, volta pra ela
Tua família te ama e te espera
Para ao teu lado sempre estar
Tua família, volta pra ela
Tua família te ama e te espera
Para ao teu lado sempre estar

Às vezes muitas pedras surgem pelo caminho
Mas em casa alguém feliz te espera pra te amar
Não, não deixe que a fraqueza tire a sua visão
Que um desejo engane o teu coração
Só Deus não é ilusão
E se por acaso a dor chegar, ao teu lado vão estar
Pra te acolher e te amparar
Pois não há nada como o lar
(Tua Família - Anjos de Resgate)

Vá lá e abrace seus pais, ame e valorize muito eles!

Tops, Paz e bem!


(L. R - Minions Católicos)




Comentários