“A ele seja dada glória na Igreja, e em Cristo Jesus, por todas as
gerações de eternidade”. (Ef 3, 21)
A
paz de Jesus e o Amor de Maria, amados. Tudo bem com vocês? Tenham uma ótima
tarde. Hoje vamos tratar de um dos temas que são mais desconhecidos pelos fiéis
nas celebrações, a doxologia.
A
palavra doxologia é um neologismo (Do grego δόξα [doxa] "glória,
louvor" + -λογία [-logia], "palavra").
Portanto, o termo “doxologia”
significa “palavra de louvor”. No
Antigo Testamento, esta fórmula de glorificação era aplicada a heróis e
heroínas, mas principalmente a Deus, já no Novo Testamento, embora apareça
referida a pessoas humanas como especialmente Maria e Izabel, dirige-se
habitualmente a Deus.
Desde os
primeiros anos da Igreja Católica, várias fórmulas de doxologia foram se
fixando em sua tradição para o uso litúrgico, onde a mais divulgada é “Glória ao Pai e
ao Filho e ao Espírito Santo…”, embora
toda a assembleia participe unida nesta doxologia, nem todas são próprias para
a assembleia, algumas são de exclusividade do Padre ou Bispo presidente da
celebração.
·
Doxologia final
A
doxologia final: "Pois vosso é o
reino, o poder e a glória" retoma, mediante inclusão, os três
primeiros pedidos a nosso Pai: a glorificação de seu Nome, a vinda de seu Reino
e o poder de sua Vontade salvífica. Mas esta retomada ocorre então em forma de
adoração e de ação de graças, como na Liturgia celeste. O príncipe deste mundo
atribuíra a si mentirosamente estes três títulos de realeza, de poder e de
glória; Cristo, o Senhor, os restitui a seu Pai e nosso Pai, até entregar-lhe o
Reino, quando será definitivamente consumado o Mistério da salvação e Deus será
tudo em todos. (CIC §2855)
"Em seguida, terminada a oração, tu dizes
'Amém', corroborando por este Amém, que significa 'Que isto se faça' tudo
quanto está contido na oração que Deus nos ensinou." (CIC §2856)
·
Doxologia de ação de graças e de louvor
Unidos a
Cristo pelo Batismo, os crentes já participam realmente na vida celeste de
Cristo ressuscitado, mas esta vida permanece "escondida com Cristo em Deus" (Cl 3,3). "Com ele nos
ressuscitou e fez-nos sentar nos céus, em Cristo Jesus" (Ef 2,6). Nutridos
com seu Corpo na Eucaristia, já pertencemos ao Corpo de Cristo. Quando
ressuscitarmos, no último dia, nós também seremos "manifestados com Ele cheios de glória" (Cl 3,3). (CIC
§1003)
·
Origem da Doxologia
Recitai
uns com os outros "salmos, hinos e
cânticos espirituais, cantando e louvando o Senhor em vosso coração" (Ef
5,19). Como os escritores do Novo Testamento, as primeiras comunidades
cristãs relêem o livro dos Salmos, cantando nele o Mistério de Cristo. Na
novidade do Espirito, elas compõem também hinos e cânticos a partir do
Acontecimento inaudito que Deus realizou em seu Filho: a Encarnação, a Morte
vitoriosa da morte, a Ressurreição e Ascensão à sua direita. É dessa "maravilha" de toda a economia
da salvação que brota a doxologia, o louvor de Deus. (CIC §2641)
Na
liturgia recebem o nome doxologia o “Glória
ao Pai...”, “Glória a Deus nas
alturas” e o “Por Cristo, com Cristo
em Cristo...”, no final da Oração Eucarística. Mas eu lhes pergunto, é
certo a assembleia rezar junto a doxologia Por Cristo, com Cristo em Criso?
Digo que não. Vejamos.
A frase “Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós,
Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a
glória, agora e para sempre” faz parte da doxologia final, que, por sua vez,
é a última parte da Oração Eucarística.
Toda a
prece eucarística, é uma prece de louvor e de ação de graças, mas aqui, temos a
conclusão de todo esse louvor que a Igreja faz ao Pai. O centro desta oração
não está em suas palavras iniciais, mas sim em seu centro, “a
vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda
a glória, agora e para sempre” sendo essas as palavras de louvor que caracterizam a doxologia.
Neste louvor
podemos destacar os três elementos essenciais, tudo é feito “por Cristo, com Cristo, em Cristo”.
Por Cristo, para lembrarmos as próprias palavras do
Senhor, onde ninguém vai ao Pai se não por Ele.
Com Cristo, pois Ele é associado à Igreja em louvor,
já que é o corpo que rege todos os outros membros deste corpo celestial, que é
a Igreja.
Em Cristo, pois é em meios ao Batismo, que
participamos da morte e ressurreição, e assim nos identificamos com a sua
pessoa, pois agora é Cristo que vive em nós.
Esta oração, é
própria, única e exclusivamente do padre ou bispo que está presidindo a
celebração, pois é o mesmo que representa Cristo, a cabeça da nossa comunidade.
Mas, e os fiéis? Não participam desta oração? Sim, apenas não oram juntamente
do padre, porém, a sua participação é muito valiosa. Durante a doxologia, os
fiéis aguardam em silêncio e só intervém para se unir a oração com um forte e
contundente “Amém”, preferencialmente
cantado com toda a solenidade. Podemos dizer que este é o Amém mais importante
de toda a celebração, pois entrega o seu verdadeiro sim aos pés de Cristo.
Que possamos
agora, em nossas celebrações, participar mais perfeitamente da liturgia, e
assim mostrar a beleza nos ritos, beleza esta que o Senhor merece que façamos
com todo o nosso corpo, nossa alma e nosso Espírito. Permaneçam na Santa Paz
amados.
Bem mais do que eu mesmo me conheces
Tu sabes dos segredos do meu coração
Bem mais do que eu mesmo me conheces
Tu sabes dos segredos do meu coração
Tu sabes de minhas dores, de meus planos
Me conheces como a palma de Tua mão
Esteja eu no mais profundo abismo,
na terra mais distante ou no imenso mar,
Esteja eu no vale tenebroso ou em Teus átrios a Te louvar...
O Teu amor me sustentará, a Tua graça não me faltará
Como um selo gravado em meu coração,
Tua vontade em mim se cumprirá
O teu amor me sustentará, a Tua graça me bastará
Atravessarei os desertos, subirei as montanhas
Se preciso for, pra Te seguir, Senhor...
Já não sou mais chamado um servo Teu
Mas amigo escolhido por Ti
Sei que o meu coração é do amado meu
Para sempre o hei de seguir
O Teu amor me sustentará, a Tua graça não me faltará
Como um selo gravado em meu coração,
Tua vontade em mim se cumprirá
O teu amor me sustentará, a Tua graça me bastará
Atravessarei os desertos, subirei as montanhas
Se preciso for, pra Te seguir, Senhor...
Tu sabes de minhas dores, de meus planos
Me conheces como a palma de Tua mão
Esteja eu no mais profundo abismo,
na terra mais distante ou no imenso mar,
Esteja eu no vale tenebroso ou em Teus átrios a Te louvar.
Tu sabes dos segredos do meu coração
Bem mais do que eu mesmo me conheces
Tu sabes dos segredos do meu coração
Tu sabes de minhas dores, de meus planos
Me conheces como a palma de Tua mão
Esteja eu no mais profundo abismo,
na terra mais distante ou no imenso mar,
Esteja eu no vale tenebroso ou em Teus átrios a Te louvar...
O Teu amor me sustentará, a Tua graça não me faltará
Como um selo gravado em meu coração,
Tua vontade em mim se cumprirá
O teu amor me sustentará, a Tua graça me bastará
Atravessarei os desertos, subirei as montanhas
Se preciso for, pra Te seguir, Senhor...
Já não sou mais chamado um servo Teu
Mas amigo escolhido por Ti
Sei que o meu coração é do amado meu
Para sempre o hei de seguir
O Teu amor me sustentará, a Tua graça não me faltará
Como um selo gravado em meu coração,
Tua vontade em mim se cumprirá
O teu amor me sustentará, a Tua graça me bastará
Atravessarei os desertos, subirei as montanhas
Se preciso for, pra Te seguir, Senhor...
Tu sabes de minhas dores, de meus planos
Me conheces como a palma de Tua mão
Esteja eu no mais profundo abismo,
na terra mais distante ou no imenso mar,
Esteja eu no vale tenebroso ou em Teus átrios a Te louvar.
O Teu amor me sustentará, a Tua graça não me
faltará
Como um selo gravado em meu coração,
Tua vontade em mim se cumprirá
O Teu amor me sustentará, a Tua graça não me faltará
Como um selo gravado em meu coração,
Tua vontade em mim se cumprirá
Como um selo gravado em meu coração,
Tua vontade em mim se cumprirá
O Teu amor me sustentará, a Tua graça não me faltará
Como um selo gravado em meu coração,
Tua vontade em mim se cumprirá
(Missionário Shalom – O Teu
Amor me sustentará)
(B. F – Minions Católicos)
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