Evangelho - Mc 4, 35-41


“Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” (Mc 4, 35-41)

Bom dia, a paz de Jesus e o amor de Maria!
Meus irmãos e minhas irmãs, como andam a sua fé? Que possamos mergulhar verdadeiramente no Evangelho de Jesus Cristo, no qual encontramos inspiração para  fortalecer a nossa fé! Seguindo o exemplo de Maria que no momento mais difícil da sua vida, onde presenciou  toda a humilhação e morte de seu Filho,  não deixou sua fé se abalar, mas, acreditou nas promessas de Deus até o fim.
O Evangelho de hoje nos coloca a refletir: como nós estamos vivendo a nossa fé? É muito fácil e cômodo para nós falarmos de fé quando tudo está tranquilo em nossas vidas, se as coisas fluem bem, nossa fé permanecerá inabalável, mas, quero saber como sua fé permanece durante uma dificuldade, uma tempestade? Ela (sua fé) continua firme durante uma tormenta por menor que seja?
Vimos que mesmo os discípulos que conviviam lado a lado com Jesus, temeram quando se viram em perigo, quando pensaram que o barco em que se encontravam  iria afundar. Esqueceram que no barco o estava o Senhor que realiza o impossível, o Senhor que era capaz de calar o mar e acalmar o  vento, no momento que passaram tal dificuldade esqueceram de tudo que Jesus era e é capaz de fazer, duvidaram de Jesus, o colocaram a prova.  Analisando bem isso tudo, logo vejo que é assim que agimos hoje, quando somos colocados a prova, balançamos e deixamos de ter a confiança em Deus Pai. Quantas vezes deixamos de acreditar em Deus por conta de uma dificuldade que passamos? Quantas vezes achamos que Deus não olha por nós? Pois bem, é justamente nesses momentos que não poderíamos nos permitir ter dúvidas, é nessas hora que deveríamos ter total confiança em Deus, pois Ele se encontra em nosso barco.
A fé é algo que devemos ter acima de qualquer coisa, pois somente com fé teremos coragem de seguirmos em frente,  como podemos ver na primeira leitura, que diz: “A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem”(Hebreus 11,1). Temos sempre que ter  certeza da presença de Deus em nossas vidas, essa fé inabalável em Deus vivo, e que nada e nem ninguém nos atingirá. A partir do momento que fraquejamos nessa certeza, nos deixamos ser vencidos pelo inimigo.
Hoje Jesus se encontra na barca e te convida a entrar nela, então, você vai na barca ou fica na praia?
A partir do momento que decidimos seguir na barca de Jesus, temos que lançar fora todo o medo, toda a incerteza, temos que estar totalmente confiantes em nosso Senhor Jesus Cristo. Olhem, a travessia não será nada fácil, as tempestades serão cada vez mais ferozes, ventos impetuosos tirarão seu equilíbrio, mas se Jesus é o nosso capitão, chegaremos salvos na outra margem.
Podemos partir de outro  principio, onde nós somos o mar, muitas vezes calmo, outras vezes revoltos, passando por momentos de tempestade e turbulência, Jesus é o barco, e todas as vezes que permitimos que o barco adentre no nosso mar não haverá tempestade que não passe, ventos que não se calem diante do Senhor, pois somente Ele detém todo o poder e autoridade sobre todas as coisas no céu e na terra.
Hoje eu te falo, independente da tempestade que esteja enfrentando, confia em Deus que é o comandante das nossas vidas. Jesus hoje quer tomar as redias do seu barco e ordenar que cessem as tempestades, Ele só depende que você o aceite como condutor e confie em seus comandos.
Paz e Bem!!!

Mar agitado e o barco se enchendo de água
E preocupados, se lamentavam dizendo:
"Oh mestre, estamos perecendo!”
"Oh mestre, estamos perecendo!”

Ele se levantou, e logo ordenou
Que os ventos então se acalmassem
Ele se levantou, e logo ordenou
Que as águas não mais se agitassem

Quem é este, que até o vento conhece a voz
Quem é este, que até o mar agitado obedece
Quem é este, seu nome é Jesus

Acalma minha tempestade
Acalma minha tempestade
Eu quero navegar seguro ao lado teu Senhor
Acalma minha tempestade
Acalma minha tempestade
Eu creio que a bonança vai chegar sobre minha vida
(Acalma Minha Tempestade -  Vida Reluz)
(A.A  -  Minions Católicos)

Comentários