Pastoral da Sobriedade


Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, estamos encerrando mais uma semana na Graça de Nosso Senhor, espero que vocês a tenham vivenciado no amor, na misericórdia e no perdão, sempre pautados à Luz do Evangelho.
            Hoje iremos estudar um pouquinho sobre a Pastoral da Sobriedade, uma pastoral tão importante, porém, tão escassa.
            É comum ouvirmos na Igreja que devemos evitar as drogas, que elas não nos levam a lugar algum, que ela destrói nossas famílias, entre tantas outras coisas, mas, o que fazemos de concreto para os nossos irmãos que já se encontram nessa triste realidade? Como está sendo o nosso acolhimento, a nossa misericórdia com essas pessoas? Precisamos urgentemente vivenciar o Evangelho que tanto estudamos e anunciamos.
            A Pastoral da Sobriedade vem de encontro com o que Jesus nos pede, ir em busca dos mais necessitados, e é por acreditarmos nesse Deus de amor, que devemos ajudar o nosso irmão a vivenciar o Amor Misericordioso do Pai.
            Essa Pastoral deve agir tanto no resgate, como na prevenção. O resgate deve ser feito não apenas com os dependentes em si, mas atender também as famílias que vivem essa situação. O trabalho de prevenção pode ser feito nas escolas, nas catequeses, nos grupos de jovens, entre outros locais, de acordo com a realidade de cada paróquia.
            Objetivo Geral dessa pastoral é“Prevenir e Recuperar da dependência química e outras dependências, a partir da vivência dos “12 Passos da Pastoral da Sobriedade”.(Consolidando a Caminhada – Pastoral da Sobriedade – CNBB)
            Os doze passos da Pastoral da Sobriedade, segundo a CNBB, são:
1º Admitir:Senhor, admito minha dependência dos vícios e pecados, e que sozinho, não posso vencê-los. Liberta-me!
2º Confiar: Senhor, confio em ti, ouve o meu clamor. Cura-me.
3º Entregar: Senhor, entrego minha vida. Aceita-me!
4º Arrepender-se:Senhor, arrependido de tudo que fiz, quero voltar para a tua graça, para a casa do pai. Acolhe-me!
5º Confessar: Senhor, confesso meus pecados, e publicamente, peço teu perdão e o perdão dos meus irmãos. Absolve-me!
6º Renascer: Senhor, renasço, no teu espírito, para a sobriedade. O homem velho passou, eis que sou uma criatura nova. Batiza-me!
7º Reparar: Senhor, reparo, financeira e moralmente a todos que, na minha dependência, eu prejudiquei. Ajuda-me a resgatar minha dignidade e a confiança dos meus. Restaura-me!
8º Professar a Fé: Senhor, professo que creio na Santíssima Trindade e peço a ajuda da Igreja, com a interseção de todos os santos. Instrui-me na tua palavra!
9º Orar e Vigiar: Senhor, orando e vigiando para não cair em tentação, seremos perseverantes nos teus ensinamentos. Dá-me a tua paz!
10º Servir: Senhor, servindo, a exemplo de Maria, nossa mãe e mãe de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade.
11º Celebrar: Senhor, celebrando a Eucaristia, em comunidade com os irmãos, teremos força e graça, para perseverarmos nesta caminhada. Alimenta-nos no Corpo e Sangue de Jesus!
12º Festejar: Senhor, festejando os 12 passos para a sobriedade cristã, irmanados com todos, na mesma esperança, por uma vida sem drogas, queremos partilhar e anunciar Jesus Cristo Redentor, pelo nosso testemunho. (Os doze passos foram tirados do livro: Consolidando a Caminhada – Pastoral da Sobriedade – CNBB)
Trabalhando esses doze passos com os dependentes químicos, e/ou outros dependentes, juntamente com o PHN (Por hoje não – pregações do Dunga, da Comunidade Canção Nova), teremos uma Igreja que faz seu papel assistencial e de amor ao próximo, e não somente uma Igreja que prega e espera, sem ações, que os fiéis a procurem.
Se hoje você se sentiu chamado, ou está precisando participar das ações proporcionadas pela Pastoral da Sobriedade, procure seu Pároco, pergunte a ele sobre essa pastoral, e venha fazer parte dessa Igreja que acolhe a todos, e espalha esse Amor Ágape que Cristo nos ensinou.
Fiquem com Deus meus irmãos, e até semana que vem.


(L. P – Minions Católicos)

Comentários