Virtudes humanas ou morais: Obediência


“Querer tudo o que Deus quer e querê-lo sempre em todas as ocasiões e sem restrições: isto é o Reino de Deus, que é totalmente interior.” (François Fénelon)

Boa tarde, irmãos e irmãs! A paz de Cristo e o amor de Maria! Hoje, dando continuidade aos textos sobre as virtudes, falaremos sobre a obediência. Quando penso nessa palavra, juntamente com ela me vem a palavra respeito, pois antes da minha vontade, tem a vontade de quem é superior a mim (como meus pais), que deve ser respeitada. Mas o que em si é a obediência? Segundo o Wiki Canção Nova a obediência é o ato de submissão e dependência e, obedecer é submeter-se a vontade de; executar, cumprir ordens de; estar sobre autoridade de.
Se pararmos para pensarmos em uma situação simples de quando éramos crianças: sempre que estávamos descalços, por exemplo, algum adulto (geralmente o pai ou a mãe) ao nos ver daquela forma, logo dizia algo do tipo: “vai calçar o chinelo!”, não era de nossa vontade, entretanto, era a submissão à alguém, que sabíamos que queria-nos bem, que nos levava a ir calçar um chinelo.
O Pe. Luiz Carlos de Oliveira, no site da Família Missionária, explica que a obediência é um caminho muito seguro para o crescimento pessoal, que esta é uma virtude que ensina a se colocar no plano de Deus para as pessoas, não por uma questão pessoal. É uma virtude adulta, que nos faz ir além das nossas próprias vontades, deixando assim, o egoísmo. Não é fazer tudo o que nos pedem, mas, com discernimento, buscar junto com o outro o melhor caminho.
No Blog Virtudes Cristãs nos é dito que a obediência é um caminho de crescimento, pois com liberdade de escolha, deixamo-nos acolher projetos ou vontades diferentes das nossas e que assim nos faz formar alicerces de dignidade humana.
O Wiki Canção Nova ainda nos diz que uma pessoa obediente tem as seguintes características: a docilidade, a submissão e a humildade. Ser dócil é ser gentil, delicado, flexível, uma pessoa fácil de lidar. Ser submisso é viver para o outro, é saber que se está debaixo da ordem de uma autoridade. Ser humilde é  ser simples, é ter a ausência da pretensão, da soberba e do orgulho, é onde começa a obediência.
Em um evento na Cação Nova, em 16 de abril de 2015, o Pe. Antonio Xavier nos remete a seguinte pergunta: “o que é o amor a Deus senão obediência?”. É preciso que deixemos que Deus entre em nossos corações e vejamos que ainda não crescemos e que sempre há coisas a serem melhoradas dentro de nós.
Que possamos pedir ao Espírito Santo que nos ajude nesse árduo caminho da obediência e que possamos ser dóceis, humildes e submissos a vontade de Deus.
Um forte abraço.
em, tops!



(A.B – Minions Católicos)

Comentários