A Santa Missa – Parte I

Boa tarde, amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Espero que vocês tenham tido uma linda e abençoada semana!!!
Hoje iniciaremos uma série de três textos sobre a Celebração Eucarística, suas partes, seus ritos, para que possamos bem vivênciá-la.
Na missa temos os ritos iniciais e os ritos da comunhão, a liturgia da palavra e a liturgia eucarística, e cada parte tem seus fundamentos e particularidades, iniciemos, portanto, nossos estudos.
Ritos iniciais: Para iniciar nossa Celebração, o comentarista irá ler as intenções previamente marcadas, porém, uma missa dominical em cada paróquia deverá ser rezada em intenção do povo, portanto, não tem intenções, ficando a escolha do pároco qual das missas será. Após será lido o comentário inicial, onde será abordada a liturgia do dia, fazendo com que os fiéis comecem a vivenciá-la.
Ao terminar o comentário inicial, terá a procissão de entrada do sacerdote que irá presidir a Celebração Eucarística, bem como de seus auxiliares, que entrarão e farão avênia (inclinar o corpo para frente) em frente a mesa do altar, em sinal de respeito, e o padre irá beijar o altar, (esse gesto é como se o sacerdote estivesse beijando o próprio Cristo, centro dessa celebração) e convidar toda a assembleia a invocar a Santíssima Trindade, e acolherá a todos dando as boas-vindas.
Depois da saudação inicial o presidente da celebração fará uma introdução nos levando a reflexão sobre nossos atos, se estamos vivendo segundo as Leis de Deus ou não, este é o momento do ato penitencial, que poderá ser cantado ou rezado, e ao finalizar o padre dará o perdão dos nossos pecados, mas aqui vale frisar que essa benção não substitui a confissão.
Sendo perdoados, daremos Glórias ao Deus de Amor que tanto faz por nós, por nossas famílias, nossos amigos, essa oração também poderá ser rezada ou cantada. Esse momento é realizado nas missas dominicais e/ou festivas, não sendo rezado nas missas semanais.
Finalizando essa primeira parte, o sacerdote fará uma oração onde elevará nossas intenções e as entregará a Deus, essa oração é também conhecida como oração da coleta, e em alguns lugares tem-se o costume de ler as intenções previamente marcadas, antes dessa oração, todos nós somos convidados a colocar nossas intenções nesse momento, entregando a Deus nossos pedidos e agradecimentos.
Encerramos aqui a primeira parte do nosso texto.
Peçamos a Deus a graça de bem vivenciar cada parte desse momento maravilhoso que é a Celebração da Santa Eucaristia.

Fiquem com Deus!!!

(L. P - MInions Católicos)

Comentários