A Santa Missa – Parte II


Boa tarde, queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, que a paz de Jesus e o amor de Maria esteja com vocês!
            Iniciemos a segunda parte do nosso estudo sobre a Santa Missa.
            Liturgia da Palavra: dando início a liturgia da palavra poderá ser feito um único comentário para introdução das leituras e salmo, ou um comentário para cada leitura, ou mesmo não fazer nenhum comentário, ficando a carga da equipe de liturgia que preparou a celebração.
            As leituras, salmo e Evangelho são determinadas por um tempo litúrgico e pelo ano que estamos vivenciando. Nossa liturgia é dividida em cinco tempos: Comum, Quaresma, Pascal, Advento e Natal, cada tempo tem sua cor e suas peculiaridades, temos ainda a divisão de anos, Ano A, Ano B e Ano C, para que se possa fazer a leitura de todos os textos bíblicos.
            A primeira leitura normalmente é retirada do Antigo Testamento o qual mostra toda a preparação da vinda de Jesus, e nossa história de salvação.
            O Salmo Responsorial normalmente é cantado, porém, quando não tem quem o cante será salmodiado (uma forma própria de se ler o salmo: “Salmodiar: cantar ou recitar salmos sem alterar a inflexão de voz, com pausas marcadas.” Dicionário).
            A segunda leitura é feita nas missas dominicais e/ou festivas, normalmente é tirada do Novo Testamento, das Cartas, Atos dos Apóstolos ou Apocalipse, e nos traz os ensinamentos dos Apóstolos para as comunidades, e nos dias de hoje, para nós.
            Após a segunda leitura poderá haver um comentário para o Evangelho, e em seguida terá um canto de aclamação, entoando aleluias, pois será o próprio Cristo que irá nos falar.
            O Evangelho será proclamado pelo sacerdote e toda a assembleia se colocará de pé para ouvi-lo, finalizada a proclamação o padre irá fazer a homilia, fazendo uma breve explicação das leituras, salmo e evangelho, trazendo todo o ensinamento para os dias de hoje, para a nossa vida.
            Terminada a homilia, o padre convidará os fiéis para rezarem a profissão de fé (oração do Creio), e após a oração da comunidade (preces), essas duas também serão feitas apenas nas missas dominicais e/ou festivas.
            Assim terminamos a segunda parte do nosso texto.
            Que Deus nos dê uma semana de muita paz e muitas bençãos.
            Fiquem com Deus!!!

(L. P – Minions Católicos)

Comentários