Evangelho - Mc 10, 1-12


Vamos começar o nosso dia com mais uma reflexão da liturgia? Acredito que muitos estão se preparando para os retiros por conta do feriado e se estão se retirando é porque querem ouvir o que o Senhor tem para falar, certo? Pois bem, Deus nos chama a todo o momento, Ele está próximo a toda hora, basta inclinarmos o nosso coração.
Na primeira leitura de hoje, temos um belo exemplo de como a amizade deve ser. Eu diria que podemos descrever a amizade verdadeira como os votos que são utilizados no casamento: “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença...”. O que esse trecho de Eclesiástico vem nos mostrar é que um amigo verdadeiro é aquele que permanece ao seu lado até nos momentos mais difíceis. Um verdadeiro amigo estará te aplaudindo se você for bem sucedido, mas segurará sua mão se você estiver sendo humilhado.
Um amigo fiel não vai te falar só aquilo que você quer ouvir, ele vai te corrigir nos momentos que forem necessários. E por mais que doa ouvir uma critica de um grande amigo, a gente depois percebe que ele estava certo e as coisas voltam às boas. Vocês conseguem enxergar quem pode ser o nosso maior amigo? Vou deixar um versículo aqui como dica: “Quem teme o Senhor, conduz bem a sua amizade: como ele é, tal será o seu amigo” (Eclo 6, 17).
Somente um amigo verdadeiro pode nos querer bem. Só um amigo fiel vai querer que caminhemos no caminho reto e é isso o que o Salmo nos diz hoje: “Guiai-me pela estrada do vosso ensinamento”. Os ensinamentos de Deus nos podam e nos fazer alcançar a plenitude da vontade d’Ele.
O que dizer do Evangelho? Quanta riqueza, não é mesmo? Ali podemos discorrer sobre o casamento, divórcio, mas eu vou continuar batendo na tecla sobre a amizade.
Quando questionado pelos fariseus sobre o divórcio, Jesus é bem taxativo quando diz: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento” (Mc 10, 5). Já repararam que nós sempre procuramos aquilo o que convém? Desde o inicio, Deus nos deu os ensinamentos, mas por querer ir para o caminho “mais fácil” o homem criou atalhos que não estão de acordo. Poderíamos permanecer no erro, mas Jesus veio justamente para nos mostrar o verdadeiro caminho, a verdadeira vontade de Deus.
Quando eu lia essa passagem que é utilizada na primeira leitura, eu sempre fazia referencia aos amigos que eu tenho. Mas, em um momento de oração, um amigo falou que esse amigo fiel, esse refúgio poderoso é Cristo. Nossa! Fez todo sentido na minha cabeça. Quem se sacrificou por mim? Quem e me ama mesmo quando eu não tenho nada para oferecer? Quem me corrige quando insisto em fazer as coisas da maneira errada? Pois é... Deus! Ele sim é nosso amigo. Não estou dizendo que o irmão que está ao meu lado não pode ser meu amigo, mas o nosso exemplo perfeito é Deus.
Busquemos a amizade de Deus e assim teremos amigos que nos aproximam também d’Ele!
Deus nos abençoe!

Quando fechei os livros
E desapeguei de tudo
E me sentei para me impressionar
Ao te ouvir falar
Quando tranquei a porta
E te busquei no secreto
Eu não quis mais as respostas
Só quis te ter por perto
Descobri a alegria de te ter
De correr pelos campos com você
És meu amigo
Estás tão perto
És meu amigo
Estás tão perto
Estás tão perto
Estás aqui
Descobri a alegria de te ter
De correr pelos campos com você
És meu amigo
Estás tão perto
(És meu amigo – Colo de Deus)

(M. N. S - Minions Católicos)

Comentários