Família, a igreja doméstica

“O lar é, assim, a primeira escola de vida cristã e uma escola de enriquecimento humano” (CIC §1657)

Para cada mês do ano, a Igreja dedica uma devoção. Nesse mês de fevereiro dedicamos nossa devoção a Sagrada Família. É através do exemplo da Sagrada Família é que a Igreja deseja que casais e filhos vivam conforme a vontade de Deus. Preparamos uma série especial para vocês sobre diversos temas que envolvem a família. Hoje, começaremos a falar sobre a família como uma igreja doméstica.
O Catecismo da Igreja Católica vem nos dizer que as famílias cristãs são muito importantes, principalmente no que tange a fé. “É no seio da família que os pais são, pela palavra e pelo exemplo [...], os primeiros arautos da fé para os seus filhos, ao serviço da vocação própria de cada um e muito especialmente da vocação consagrada” (CIC § 1656). Ou seja, são os pais os primeiros catequistas de seus filhos e são eles os responsáveis por ensinar a rezar e introduzir seus filhos nas verdades da fé.
“É aqui que se aprende a tenacidade e a alegria no trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e sempre renovado, e, sobretudo, o culto divino, pela oração e pelo oferecimento da própria vida” (CIC §1657). O lar é uma escola do dom recíproco e gratuito. É onde aprende-se a cuidar um do outro e perdoar-se mutuamente. Na vida em família, aprendemos a partilhar projetos, preocupações, aprendemos a comemorar os momentos felizes e a nos apoiar nos momentos difíceis da história da vida.
Enquanto eu ia estudando sobre este tema, eu ia pensando em como a família tem deixado de ser parte da Igreja. Aos poucos, os valores têm se perdido, muitos ensinamentos importantes para a formação humana dos filhos são tidos como antiquados, os próprios pais deixam de ser exemplo de fé. Infelizmente, famílias estão sendo criadas ao acaso, sem nenhuma base sólida. Porém, nós podemos fazer a diferença. A nossa Igreja não deixa de nos orientar. Temos o nosso Catecismo e cartas dos Santos Padres (como a Amoris Laetitia, por exemplo) que nos ensinam muito sobre a família.
Hoje, o mundo prega uma ideologia sobre família que desvirtua todo o seu conceito real. Sejamos “sal da terra e luz no mundo”! Busquemos fazer das nossas famílias cristãs verdadeiras igrejas domésticas. Não deixemos que os bons exemplos fiquem restritos às nossas casas. O mundo precisa ver testemunhos autênticos, precisa ver a felicidade da família em ser uma família cristã.

“O amor vivido nas famílias é uma força
permanente para a vida da Igreja”
(Amoris laetitia).

Que Deus abençoe a família de cada um!
“Jesus, Maria e José, minha família vossa é”


(M. N. S – Minions Católicos)

Comentários