Ah, a carência...

“O homem não pode viver sem o amor. Ele permanece para si mesmo um ser incompreensível e a sua vida é destituída de sentido se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se o não experimenta e se não o torna algo seu próprio” (São João Paulo II)

Olá, meninos e meninas! No começo dessa semana nós comemoramos o dia de São José, e com isso, vi relatos de algumas pessoas que fizeram ou a novena ou uma oração pedindo aquela força para encontrar o par perfeito. Com isso, eu fiquei pensando até onde isso tem sido impulsionado pela carência afetiva.
Antes de tudo, vamos entender o que vem a ser a carência afetiva. Pois bem, ela vem a ser uma necessidade de autopreenchimento, onde a pessoa acaba buscando no outro o que falta nela. Só que não é uma busca sadia porque acaba privando o outro de liberdade porque a relação acaba se tornando ciumenta e acaba isolando os envolvidos. Existe assim uma doação excessiva para poder receber afeto e usa disso como uma forma de manter seu relacionamento.
Como eu expliquei ali em cima, a carência não é uma característica só de quem está solteiro. Pessoas que estão em um relacionamento também podem ser pessoas carentes. Quando isso acontece, existe uma dependência muito grande em relação ao outro. Por exemplo: a pessoa só se sente segura se tiver a aprovação do outro, não consegue fazer as coisas mais sozinha, e muitas vezes não dá limite para o outro. E essa falta de limite é uma forma de “amarrar” a pessoa com quem está se relacionando. Para os solteiros que também estão carente afetivamente, essa dependência também vai atrapalhar os seus futuros relacionamentos, porque a pessoa está tão sedenta por ter alguém, que acaba aceitando qualquer demonstração de afeto e carinho e vai acabar se agarrando a isso.
Essa carência pode ter inúmeras causas, e uma delas vem de filhos que não se sentiram amados por seus pais. Normalmente, que vem a ter dependência afetiva, vai negar essa dificuldade e vai até se irritar quando alguém for falar com ela. Mas o que pode ser feito? A psicóloga Elaine Ribeiro dos Santos, colaboradora da Comunidade Canção Nova, vai dizer que é muito importante que a pessoa que sofre de carência afetiva estabeleça limites em seus relacionamentos, reconhecendo sua realidade, que, muitas vezes, passa pela negação dos fatos e a ilusão de viver em situações fantasiosas. Da mesma forma, ela deve assumir a responsabilidade em administrar suas necessidades, reconhecer suas atitudes, emoções e seus comportamentos, sejam eles positivos ou não, percebendo as vivências da raiva, do medo, da vergonha, da culpa e, com isso, reconhecendo essas questões em sua vida e comprometendo-se com a mudança.
Como diz no trecho da encíclica Redemptor Hominis, de São João Paulo II ali em cima: “O homem não pode viver sem amor” e a nossa busca por amor só vai ser suprida no momento em que buscarmos na verdadeira fonte. Essa fonte é o próprio Amor, é Jesus Cristo. Não vai ser homem e nem mulher que vai suprir o nosso coração, mas a nossa busca por Deus. É muito importante que deixemos de procurar Deus para ganhar as coisas, mas devemos buscar Ele para ter o Seu amor. Quando temos intimidade com Deus, passamos também a nos conhecer melhor e entender quem de fato nós somos. Passamos também a ordenar os nossos sentimentos e passamos a amar o próximo também de forma correta.
Deixemos que os nossos corações sejam curados pelo Amor!
Deus nos abençoe!

“Onde, está o meu coração,
Ali estará o meu tesouro maior,
Sim eu sei, que o meu desejo é me sentir
Mais que tudo muito amado.
Sonho, em um dia conhecer
a plenitude do verdadeiro amor,
Sim eu sei, que eu nasci pra ser feliz,
E um dia em mim o amor se realizará.
Pobre coração, que sempre quis olhar,
Pra quem não te dá amor,
A quem não te quer feliz.
Pobre coração, desperta e se achegue,
A quem quer te dar amor,
Aquele que é o maior tesouro pra ti...
Erga o teu olhar, e veja o coração de Deus,
Este sim, é o teu lugar,
Em nenhum outro há tanto amor,
Ele é o tesouro que é teu, é todo o teu,
Meu coração, só se estiver junto de Deus,
Oh, coração, só assim serás feliz.
(Meu Tesouro – Banda Arkanjos)


(Mariana Neves – Minions Católicos)

Comentários