Desperta, tu que dormes

“De pé! Deixa-te iluminar! Chegou a tua luz! A glória do Senhor te ilumina.” (Is 60,1)

Boa tarde, irmãos e irmãs! A paz de Cristo e o amor de Maria! O nosso tema de hoje é bem propicio para a época que estamos vivendo atualmente: a Quaresma! É tempo de despertarmos, de mudarmos!
O Flavinho da Canção Nova cita a passagem de Efésios e nos diz o seguinte: nessa passagem Deus não está falando com os pagãos, nem para outras religiões, Ele está falando para a Igreja, ou seja, eu e você, para nós. Então, convido você a fazer assim como eu: pegue sua bíblia e abra em Efésio 5, 10-20, leia e reflita. Já já conversamos.
Pronto? Já leu? Já refletiu? Então vamos lá!
Nesta passagem Deus nos pede que procuremos ser agradáveis a Ele, nos pede que vigiemos nossa conduta, que ela não seja de insensatos, mas de sábios. Pois bem, há tempos nós estamos conversando sobre essa questão: nós temos o conhecimento, mas muitas vezes falhamos.
Lendo essa passagem, me veio a lembrança da parábola das Dez Virgens (Mateus 25), onde as dez moças estão a espera do noivo, mas só cinco foram precavidas e levaram óleo suficiente para suas lâmpadas. Quando o noivo chega encontra somente essas cinco moças precavidas, pois as outras haviam ido comprar o óleo. A porta da festa de casamento se fecha, e quando as moças que foram comprar o óleo chegam e pedem para entrar o noivo abre a porta e responde: “’Em verdade vos digo: não vos conheço!’ Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora.” (Mateus 25, 12-13). Agora refletindo penso: nós, como belíssimos cristãos, sabemos e cremos na volta de nosso Senhor, do nosso Noivo, mas estamos realmente preparados para esse retorno? Estamos nos “precavendo”?
Sabemos muito bem que, especialmente nos tempos de hoje, estamos rodiados de ideias que vão contra nossa fé e nossa sabedoria cristã. E em relação a essa ideias, estamos sendo sábios ou insensatos? Será que estamos “dormindo no ponto”?
Em sua Primeira carta aos Coríntios, São Paulo deixa bem claro a questão da liberdade: “A mim tudo é permitido, mas nem tudo me convém”(1Cor 6,12). Deus nos deu o livre arbítrio, mas temos que ter a consciência de que nem tudo o que o mundo nos oferece nos convém, nos fará bem, nos levará a salvação. É preciso que tenhamos o discernimento de que até as coisa mais corriqueiras, mais simples, que são erradas nos afastam de Deus! Um simples exemplo que posso citar e que muitas vezes já citei à alguns amigos é o do sinal da TV à cabo: se quando eu contrato um serviço de TV à cabo que vai ter “x” canais e vou pagar um valor mais baixo, mas compro um aparelho que desbloqueia todos os canais (igualmente ao pacote de valor mais elevado), mas não repasso esse valor a empresa de TV, eu estou sendo mais esperto que eles, ou estou roubando? Palavra forte, né?! Mas não é o que está acontecendo?
Observe o exemplo que eu dei, quantas vezes não fazemos coisas achando que estamos levando vantagens em alguns atos que julgamos inofensivos? Deus nos deu um belíssimo manual para vida: a Bíblia! Ele nos fez humanos, animais dotados de faculdades mentais suficientes de distinguir o certo do errado, a verdade da mentira. Então por que, muitas vezes fazemos questão de enganarmos à nós mesmos?
Novamente Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém! Então Despertas, tu que dormes! Sejamos sensatos! Ainda temos tempo para mudar! Ainda temos chances! O nosso noivo ainda está a caminho, vamos nos precaver para que possamos entrar na nossa festa de casamento! Deixe-nos ser iluminados por essa luz maravilhosa que é Jesus!
Como diz a música Desperta, da Comunidade Colo de Deus: Deus te escolheu! Você é Dele! E tenha certeza de que Ele também é teu, basta você abrir o coração e deixá-lo agir. Não tenha medo de deixá-lo tomar conta da sua vida, não tenha vergonha de seguí-lo, mas tenha receio de aceitar o que o “mundo” te diz que é certo como as drogas, o aborto, a vida sexual desregrada, a pornografia, as corrupções, a desonestidade, entre tantas outras mentiras, que tentam te dizer que é a verdade. É tempo de mudar! Ainda há tempo de mudar! Então acorda e corre para os braços desse Pai de amor, bondade e misericórdia!
E já que eu já citei, deixo para você refletir e sentir-se chamado à sua nova vida a música Desperta, da Comunidade Colo de Deus.
Abraços,
Até a próxima semana
Aviva o meu coração cansado de esperar
Religa tua vida em mim
Desperta tu que dormes na escuridão
Vem ouvir as trombetas de sião

Proclama que Jesus voltando está
Que o seu reino não findará
Que o cordeiro é o leão que no trono está

Escuta povo meu
Sou a promessa das nações vou levantar você 
para ser a minha voz e ser as minha mãos
E hoje nessa geração te escolhi és meu (sou teu)

Vou avivar o teu coração
Cansado de esperar
vou te atrair te conquistar

Desperta é tempo de mudar
Desperta é tempo de mudar

Desperta - Comunidade Colo de Deus


(Amanda Batista - Minions Católicos)

Comentários