Fiéis leigos

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, breve estarás fazendo o impossível” (São Francisco de Assis)

Durante a Santa Missa, alguns, dentre os fiéis leigos, participam de forma reta e louvavelmente no serviço do altar, realizando tarefas relacionadas com a sagrada Liturgia. Conforme estudado anteriormente no Sagrado Concílio, a participação dos fiéis nas celebrações já faz parte da tradição da igreja, e é muitíssima importante para a “intimidade” com a palavra, com a eucaristia, com Deus. Porém, a sua participação não é imprescindível para que haja a celebração.
Recomenda-se que haja uma distribuição de tarefas entre os leigos, tendo ensaios para bem realizá-los, pois mesmo os ministros ordenados e os fiéis leigos, ao desempenharem suas funções, devem fazer o melhor daquilo que lhe corresponde, para que a liturgia seja realizada de tal forma, que a celebração se desenvolva perfeitamente digna. O fiel que é chamado a servir a Deus nas celebrações litúrgicas, devem estar devidamente preparados, sendo recomendados por sua fé, seus costumes, e principalmente sua fidelidade para com o Magistério da Igreja. Eis, portanto, a seguir, algumas funções das quais são competentes aos fiéis leigos:
Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística: A função dos ministros da eucaristia, é assistir ao celebrante, o auxiliando na distribuição do pão eucarístico, seja na celebração litúrgica, ou para os fiéis enfermos, presidiários ou aqueles que não podem comparecer à Santa Missa.
Comentarista: A função do leigo comentarista, é orientar de modo bem preparado, os movimentos e as orações dos fiéis no decorrer da Santa Missa. Realiza breves comentários introdutórios para as leituras, e em algumas igrejas de costume, realiza os avisos.
Leitores: Os leigos que exercem as leituras, realizam uma tarefa de função muitíssimo alta, pois estão a anunciar a Palavra de Deus para todos os fiéis presentes na assembleia. Sua preparação deve ser bem trabalhada, onde a sua leitura deve ser desembaraçada, para poder transmitir corretamente o que Deus está querendo falar ao povo.
Acólitos e coroinhas: Assistem e auxiliam o presidente da assembleia, lhe prestando todos os serviços necessários para o bem decorrer da Santa Missa, seja nos serviços do Altar ou da assembleia.
Cantores: Função muito importante na Santa Missa, pois conduzem a assembleia a rezar por meio das canções. Suas músicas são um elemento chave que liga os fiéis à oração. Porém, devem tomar muito cuidado, pois ao mesmo tempo que auxilia na oração, podem desconcentrar aqueles que estão em estado de intimidade com o Senhor.
Cerimoniário: Deve ser um perfeito conhecedor da Liturgia, pois é o mesmo que prepara toda a Santa Missa, ordenando a todos os que irão atuar na celebração, para desempenharem o melhor da melhor maneira e na melhor hora. Se algum imprevisto acontece durante a missa, deve resolver com a maior sutilidade para que tudo ocorra perfeitamente.
Ser um servo de Deus, não é apenas estar lá na frente de todos, mas sim também, realizando pequenas coisas, pois a comunidade é feita por um todo, onde todas as partes são importantes, e fazem na Santa Missa, um verdadeiro lugar para se encontrar pessoalmente com Jesus. Não é porque não estamos lá no ambão fazendo as leituras, que não posso estar na porta da igreja acolhendo aqueles que estão vindo para se encontrar com o Amado.


(B.F.F. – Minions Católicos)

Comentários