Guarda o teu coração

“Guarda o teu coração acima de tudo, porque dele provém a vida.” (Pro 4,23)


Já ouviu a frase “A boca fala do que o coração tá cheio!?’’ Sabia que ela é a mais pura verdade? Se estamos bem, levamos coisas boas as pessoas, mas se não estamos bem, acabamos descontando no outro aquele nosso “mau humor”.
Vocês já pensaram em como nosso coração é importante? Biologicamente falando, ele é a grande bomba do nosso organismo. O coração é o responsável pelo bombeamento de todo o nosso sangue por nosso corpo, ele que faz com que gases e nutrientes circulem e cheguem as nossas células para que tudo possa funcionar da forma correta. Por isso é ideal que cuidemos da nossa saúde para que nada faça o nosso coração parar.
Psicologicamente falando, dizemos que ele comanda nossas emoções! Por mais que saibamos que nosso cérebro é responsável por isso, quando falamos que agimos com “emoção” estamos agindo de acordo com o que nosso coração “pensa”. E muitos vezes por agir segundo o nosso coração, agimos de forma impulsiva, e muitas vezes ficamos arrependidos por causa disso.
Espiritualmente falando, nosso coração é morada do Senhor. Se abrimos nosso coração a Jesus, Ele entrará, e cuidará de todo o nosso ser. Mas precisamos abrir essa porta, porque só tem fechadura pelo lado de dentro. Quantas vezes não permitimos que Jesus adentre em nós? E como nós ficamos mal por isso. Como nossa vida fica sem razão. Jesus nosso grande amor, está a todo tempo nos buscando, Ele quer estar conosco, mas nós precisamos nos abrir para que se sinta a vontade em nossa vida.
Pensando nesses três lados, temos o nosso coração, fonte de vida. Mas o que temos feito com nosso coração? Quem temos deixado “invadi-lo”? Quem tem se apropriado dele? Será que devido ao nosso “eterno” estado de carência, não temos deixado que qualquer pessoa se aproxime e se aposse dos nossos sentimentos? Será que aqueles amigos, que gostamos tanto, não estão próximos por interesse em algo? Será que aquele moço bonito ou aquela moça bonita não está apenas interessado no teu corpo? Como você tem se visto? Você tem cuidado de si, ou tem deixado que as pessoas erradas cuidem de você?
Será que se nós, buscássemos estar próximos de Deus, preenchidos do seu amor, recheados do seu Espírito Santo, estaríamos deixando que qualquer pessoa entrasse no nosso jardim? Li certa vez no livro do Adriano Gonçalves, Santos de calças jeans, que não somos praças públicas, que todos devem ter cuidado ao adentrar o nosso jardim, pois somos especiais, somos imagem e semelhança de Deus, e por isso merecemos ser respeitados. No dia que tomarmos essa consciência, nossas relações serão bem diferentes. “Guarda o teu coração acima de tudo, porque dele provém a vida”, no dia que percebermos isso, nos olharemos de forma melhor, nos valorizaremos mais, e não deixaremos que qualquer pessoa adentre os nossos “espaços”.


(Madalena Nascimento - Minions Católicos)

Comentários