Evangelho - Jo 5, 31-47

Há alguém que vos acusa:
Moisés, no qual colocais a vossa esperança.(Jo 5,45)



Bom dia queridos irmãos e irmãs em Cristo! Hoje nossa 1ª leitura do livro do Êxodo vemos o Senhor que fala a Moisés, e o diz que irá castigar seu povo porque eles fizeram para si falsos deuses; ora aquele povo era um povo de cabeça dura e Deus queria os exterminar porque não acreditavam no verdadeiro e único deus. Vejamos só, nós cristão sabemos e cremos na Trindade Divina que é um só Deus; mas nesse mundo perturbado de falsas crenças e religiões diversas existem muitas pessoas que nunca ouviram falar de Jesus ou da fé católica e, como eu falava a semanas atrás a principal função da igreja é a evangelização pois sem ela não há almas para poder haver adoração. Naquele tempo o pessoal não conhecia verdadeiramente Deus, eles só ouviam os profetas e sinais que o Senhor os mandava, eram um povo sofrido e podemos dizer de fé abalada já que eram pobres e esquecidos e em alguns momentos duvidavam da existência de Deus. Não que aquele povo daquele tempo se diferencie da gente, os povos de hoje que também somos sofridos e perseguidos, mas há um grande diferencial deles para nós: nós já conhecemos a salvação! Nós temos a igreja que Jesus fundou, e nós temos o Espírito Santo Paráclito que Jesus nos deixou ao partir fisicamente da terra.
Moisés intercedeu pelo o povo que Deus queria castigar e Ele desistiu da ameaça que fez a eles. Essa parte me traz a mente a importância da oração e da intercessão, pois se Moisés não tivesse pedido para que o Senhor não os exterminasse, consequentemente Ele teria feito. Ás vezes nós não paramos pra pensar o quão forte é a nossa oração, porque claro ela é ouvida e atendida, pode demorar mais é atendida.  Quantas são as vezes que nós pedimos intercessão de santos para conseguir alguma graça? Quantas vezes o nosso choro falou muito mais por nós a Deus do que um milhão de palavras? E quantas vezes Deus nos deixou na mão?
No salmo temos um pequeno ‘resumo’ da 1ª leitura; o povo de Deus o trocou por uma imagem de um animal que come feno se Moisés não intercedesse Ele os tinha destruído, peçamos sempre que o Senhor se lembre sempre do seu povo, que olhe por nós com seu amor.
No evangelho Jesus fala aos judeus que não precisava de testemunho humano, mas o queria para o plano da salvação, que veio dar um testemunho maior que o de João, que suas ações o testemunhavam e o Pai o testemunhava; diz ainda que as escrituras sim, dão testemunho dele, mas não é só por ela que alcançarão a vida eterna; e como poderão acreditar n’Ele se, se glorificam por eles mesmos e não buscam a glória de Deus, eles já tem quem os julgue; não acreditaram em Moisés imagina nas suas palavras.
Nós sabemos que Jesus não precisa de nós, mas nós somos dependentes d’Ele; e sabemos também que os ensinamentos vão além dos escritos bíblicos, coisa que muitos irmãos protestantes insistem em se vangloriar com uma bíblia abaixo do braço gritando aos quatro cantos do mundo que estão salvos; o próprio Jesus é quem fala que não é assim na própria bíblia! Não querendo ofender ninguém, mas vamos refletir um pouco: Jesus é o único que salva, foi ele que fundou a sua igreja e foi ele que enviou o Espírito Santo para nós então, é óbvio que o seu testemunho não está único e exclusivo só na bíblia; soa até como um insulto ao Espírito Santo dizer que só na bíblia tem a verdade. Sola scriptura não existe! Nós, cristãos, filhos de Deus somos agraciados por termos a bíblia, a igreja e óbvio, Deus. E não devemos priorizar somente um desses, pois cada um completa o outro. Deus -> Igreja -> Bíblia, é assim que tem que ser. Sem Jesus não haveria igreja e sem a Igreja Católica não haveria Bíblia!
Jesus continua a bater na tecla de que se não acreditaram nos profetas passados, como vão acreditar em mim? Isso nos traz mais uma vez a palavra: Evangelização! Sem evangelização não se conhece Jesus e sem Jesus não tem salvação! Não podemos deixar o retrocesso tomar conta do mundo, temos que levar Jesus a todos para que a única glória seja a Dele!


Fiquem com Deus! Deus nos abençoe, Amém.  


(Núbia Ribeiro - Minions Católicos)

Comentários