Evangelho: João 12, 1-11


“A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo”

Olá, a paz de Jesus, o amor de Maria e a proteção dos santos anjos!
Ontem celebramos o domingo de ramos e iniciamos a Semana Santa que é a semana mais importante de todo o tempo litúrgico. Nesse período, somos convidados a viver com mais intensidade os últimos momentos da vida de Jesus, antes da ressurreição.
A leitura do livro de Isaías nos ajuda a compreender em profundidade a missão de Jesus quando diz: “eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações”, essa aliança possui um significado muito profundo de entrega total, pois para que ela se realizasse foi necessário o sacrifício da cruz de Jesus. E junto com essa aliança nos foi dada essa mesma missão de sermos luz das nações, somos chamados a imitá-lo anunciando a salvação, pois Deus nos forma e nos segura pela mão.
O Salmo refere-se aos apelos por força para superar todos os sofrimentos e até mesmo a morte, pois o servo fiel tem confiança e serenidade mesmo diante das adversidades; “Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!”. Juntamente com Jesus, no caminho da Via Sacra, na angústia suprema esperemos no Senhor.
O Evangelho nos diz que seis dias antes da Páscoa Jesus foi a Betânia num jantar, na casa de Lázaro, e enquanto Marta o servia Maria tomou quase meio litro de perfume e ungiu os pés de Jesus enxugando com seus cabelos.
Podemos perceber que Jesus tinha um carinho especial por Lázaro, Marta e Maria através de um vínculo de amizade verdadeira, e em contra partida eles sempre recebiam Jesus muito bem oferecendo hospedagem, carinho e amizade, apesar dos riscos que correriam, pois Jesus já estava sendo perseguido.
Já Maria teve um ato de entrega ainda maior quando pegou o melhor perfume para lavar os pés de Jesus, que era um costume da época ungir com algumas gotas desse perfume um hóspede importante, como que antecipando a preparação para a sepultura de Jesus. E Maria ofereceu o seu TUDO para Cristo, incluindo suas vaidades quando enxuga seus pés com seus cabelos, num gesto de desprendimento e de uma demonstração pública de amor, ela não perde a oportunidade única de estar com o Senhor.
Com essa passagem podemos refletir sobre diversas questões: Ofereço hospedagem pra Jesus na minha vida? Estou próximo de Jesus a ponto de me abandonar em sua essencial presença? Qual perfume preciso gastar para aproveitar dessa presença e por fim exalar ao mundo o aroma do amor de Deus? Pode ser que estejamos num momento de deserto onde não tenhamos nada para oferecer, mas Deus deseja o seu nada, Ele precisa dessa sua entrega para poder habitar em ti.
Façamos um propósito nessa semana santa de entregar aquilo que temos de melhor, ofertarmos o nosso precioso por meio da oração, adoração, atos concretos de amor e caridade, nosso despojamento. E também derramar sobre nossos irmãos o perfume do perdão, da reconciliação, da compreensão, e do nosso tempo.
Que Jesus sinta nosso perfume próximo a Ele nessa semana de tanta dor e sofrimento, para que na Páscoa possamos celebrar dignamente de sua ressurreição! Sejamos generosos com Aquele que se excedeu por nós até se entregar totalmente sem medida.
Desejo-lhes uma Feliz e Santa Páscoa!  

“E a minha essência é exalar teu cheiro”
Minha essência – Thiago Brado


Carina Thaís – Minions Católicos

Comentários