Evangelho: Quinta-Feira Santa



Hoje quinta-feira santa a igreja celebra a santa ceia do Senhor, na nossa primeira leitura o Senhor fala a Moisés e Aarão sobre o dia da Páscoa indicando ao povo o que devia fazer aquele dia, deviam preparar um cordeiro para matar e comer da sua carne e do seu sangue naquele dia, sendo que as casas das pessoas que não estivesse cingidas pelo sangue do cordeiro a praga exterminadora as atingiria.
Podemos entender que o cordeiro falado por Deus seria Jesus que foi imolado por nós, e o sangue do cordeiro Jesus que é oferecido a cada sacrifício da Santa Missa nos alimenta e nos sacia, em espírito e verdade, e aquelas pessoas que tem suas casas(vidas) consagradas(cingidas) pelo sinal de Jesus Cristo será poupado das pragas malignas que possam os alcançar. Na leitura o Senhor Deus de certa forma já anuncia o que iria acontecer com seu Filho para a remissão dos pecados, seria morto pelas pessoas e elas iriam “comer de sua carne e beber seu sangue” e por esse sinal de salvação seriam salvos.
Na leitura do salmista cantamos ao Senhor que tão próximo de nós deixa-nos abençoar na Celebração Eucarística o nosso cálice para que por ele comunguemos o verdadeiro corpo e verdadeiro sangue de Cristo que derramou por nós no calvário para que vivamos a comunhão com Ele, pois Ele nos sente e nos ajuda sempre, e por isso ofertamos o nosso sacrifício de louvor!
Na segunda leitura de Coríntios vemos aquelas palavras que o padre fala na Missa na hora da consagração do pão em corpo e vinho em sangue do Senhor. Toda Missa é um sacríficio, e em especial nessas palavras ditas revivemos o momento de lá na Santa Ceia, onde Jesus reparte o pão com as pessoas, Ele se entrega por inteiro por nossa causa um Deus tão grande e supremo se faz tão pequeno num pedaço de pão para poder entrar na nossa vida, na nossa alma e assim nos ter para Ele em seu reino, mas para isso nós seres humanos precisamos de conversão verdadeira, abrir o nosso coração e deixar Jesus entrar, sem medo nem anseio, porque Ele só vem pra o bem, Jesus só traz coisas boas algumas a gente não pode entender ou serem difíceis no momento mas, mais pra frente entenderemos o que nos foi vivido e agradeceremos ao Deus todo poderoso por seu precioso cuidado para conosco, por cada detalhe vivido, que sem eles nós não teríamos aprendido e não nos fortaleceríamos. Jesus ao repartir a ceia nos convida a comunhão com Ele, porque Ele quer estar com cada um de nós sem exceção, Ele é o Deus de todos nós! É preciso repensar nosso motivo de fé, nessa semana santa vivenciamos a morte e ressureição de Cristo e, paremos então para refletir na nossa vida, pensemos o quanto mesmo que por bobagens tenhamos traído e crucificado Jesus por nosso pecado, o quanto chicoteamos Jesus com cada ofensa ao irmão, que cuspimos e rimos de Jesus por cada mandamento d’Ele não obedecido, o quanto meus irmãos vemos Jesus morrer na cruz do calvário por nossa negação e recuo na fé, no medo de sermos descriminados por crer em um Deus que se fez homem, morreu e reviveu que foi pro céu e não se pode mais ver ou tocá-lo em “carne e osso”; quantas vezes nós sepultamos Jesus por medo, por cobiça, por rancor e orgulho. Jesus é crucificado novamente toda vez que pecamos contra ele! Gravem bem essa frase: ‘Nós crucificamos Jesus toda vez que pecamos’. Crucificamos novamente, e de novo, e de novo; porque nós somos assim, pecadores. E mesmo Deus sabendo disso quis passar por tudo isso para poder um dia ver-nos o arrependimento em nossa alma humana, a nossa conversão e assim nos ter para Ele. Porque minha gente Jesus é assim, Ele não cansa de nos amar e de nos dar uma nova chance para que sigamos em comunhão com Ele. A nossa salvação é o que importa porque o Cristo não veio ao mundo de brincadeira, e nós não devemos o tratar de tal forma; ser católico é ter a certeza que Deus está ressuscitado e ao nosso lado, e saber que um dia Ele nos espera na sua Glória Eterna!
No sagrado evangelho após a santa ceia e já sabendo quem seria o traidor Jesus se põe a lavar os pés dos apóstolos como ensinamento de que ele que é Rei se humilhou a lavar os pés deles assim eles devem fazer. Jesus nos ensina que ninguém é melhor que ninguém, somos todos iguais e devemos nos tratar assim, igualitários. O Senhor não lava os pés do apóstolo Pedro, que não entende por que e pergunta a Jesus por que não lava os seus pés e Jesus responde que ele não entenderá agora mas depois, Pedro ainda recruta que Jesus nunca lavará seus pés e Ele novamente responde que se não os lavar ele não estaria do lado de Jesus.
Primeiramente Jesus não lavou os pés de Pedro naquele momento porque ele tinha um plano maior a Pedro que só depois ele iria entender, mas pela insistência de Pedro, Jesus ao responde-lo deixa-o ancioso em saber porque que não lavou seus pés. Na vida nós somos Pedro, pedimos as coisa a Jesus e Ele nos diz que ‘ainda não’ e nós recrutamos por que Senhor, por que? E não entendemos que se o Senhor não nos deu uma coisa hoje é porque Ele tem algo muito melhor para nos dar amanhã; no evangelho a gente vê que Jesus responde a Pedro: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo.”  Jesus nos deixa ansiosos assim como deixou a Pedro, porque se não somos capazes de entender o plano de Deus, Ele nos deixa ansiosos, até aflitos, mas sempre nos mostra que está conosco, e sim nós ficamos sem entender o que Jesus quis nos dizer e é aí onde muitos de nós caímos no pecado e magoamos a Deus, e acabamos adiando a ‘surpresa’ que Deus tinha para nos dar, ou dependo do nosso pecado até perdemos esse presente. Mas ‘se eu não te lavar, não terás parte comigo’  nós sabemos que Jesus ama cada um de nós seus filhos e todos somos parte do Senhor, então Jesus sempre nos ajuda a encontrar o caminho de volta pra casa para nos lavar e nos purificar de todo o mal, Jesus mais uma vez quer nos lavar, esse é o tempo da conversão; Jesus se sacrifica por nós e morre por amor. Que nesta Semana Santa possamos olhar pra Jesus e converter o nosso coração, que a nossa vida de pecado morra na Cruz do Senhor, e nossa alma ressuscite pura e limpa no dia da Ressureição!!!

Amém! Um bom dia Top’s, que nosso Bom Deus nos abençoe!!!!

Núbia Ribeiro – Minions Católicos

Comentários